Cultura

TRADIÇAO JUNINA É ENGOLIDA PELOS SHOWS MAS AINDA RESISTE NA BAHIA (TF)

A festividade do pé da fogueira é mantida por milhares de familias
Tasso Franco ,  Salvador | 24/06/2024 às 10:28
Carne e calabresa assadas nas brasas da fogueira
Foto: BJÁ
  As comemorações do São João no modelo tradicional ao pé da fogueira diminuiram no interior da Bahia diante das investidas em shows gratuitos pagos pelo governo do estado e prefeituras, descaracterizando a cultura do período junino, mas ainda resistem e são praticadas por milhares de familias no estado. 

   Ao pé da fogura as famílias se reúnem para brindar o São João (e o São Pedro, dia 29) com licores, bolos, milhos assado e cozido, amendoim, laranja, a queima de fogos e as simpatias - pular a fogueira, praticar advinhações e outros. O São João na porta de casa, portanto, ainda existe. A soltura de balões é que praticamente desapareceu. 

   O forrozinho familiar também resiste ao tempo nas cidades do interior, em sitios e fazendas a partir da RMS. Em Camaçari, São Francisco do Conde, Candeias, Lauro de Freitas muitos condomínios e sitios fizeram forrós. Assar carnes e calabresas na fogueira (vide foto) é também uma prática comum nesses eventos e o consumo de licores caseiros é enorme.

   Em Salvador, cresce os sambões juninos nos bairros alguns com centenas de sambadores. Na capital, salvo em algumas ruas dos bairros periféricos ainda há queima de fogos e brincadeiras juninas nas portas das residências. 

   A aberração no São João é o incremento dos shows de pagodeiros e sertanejos na capital e no interior que mais parece um carnaval do que São João. Isso também está modificando o visual da festa e vê-se mais pessoas com looks blascks brilhosos do que com roupas quadriculadas. Em Serrinha, no Estádio Marianão, parecia até um desfile de moda, ainda que fosse possível ver algumas vaqueiras e vaqueiros, mesmo assim estilizados. 

   Há de se dizer que a cultura se movimento, se mexe, mas, o desejável é que se alterasse para melhor. Paciência, em Euclides da Cunha, por exemplo, houve até trio elétrico nas para animar os possíveis forrozeiros já chamados em alguns lugares de foliões.