Cultura

LEITURA PERFORMÁTICA COM AUTORA ALEMÃ ABORDOU CIDADE ACOLHEDORA

Livro "Welcomy City" sobre Hamburgo
Tasso Franco , Salvador | 27/05/2024 às 19:34
Aconteceu na área externa do Goehte da Av Sete
Foto: BJÁ
    Aconteceu nesta tarde de segunda-feira, 27, no Goethe-Institut Salvador-Bahia o evento “Welcome City: Uma Cidade Acolhedora – com serviço de pipocas aos presentes - a apresentação leitura performática de microcontos extraídos do livro "Welcome City" (2022), da autora alemã Paula Hildebrandt. 

    A ação propõe uma reflexão sobre o conceito de uma cidade acolhedora: Quem vive nela? Quem é bem-vindo? Quais são as regras não escritas de uma metrópole que os recém-chegados desconhecem? Além da leitura de textos em alemão e português, o projeto inclui ações de lambe-lambe por toda Salvador, documentadas no Instagram "@citylambe". 

Participam do projeto o artista de rua e DJ Caio Araújo, a estudante Isabele Nascimento e a artista Aura Negra. Paula Hildebrandt, residente do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul 2024, é autora, cineasta e pesquisadora urbana alemã. Seu livro "Welcome City" retrata a cidade alemã Hamburgo e foi reconhecido como um dos "Schönsten Deutschen Bücher 2023" (Livros Alemães Mais Bonitos de 2023).

  COMENTÁRIO DO BAHIAJÁ

   Diria que foi um evento interessante, integrativo, ainda que os alunos do ensino fundamental da Escola Santa Terezinha, do Subúrbio Ferroviário de Salvador,  presentes ao evento, nada entenderam, sobretudo do diálogo em alemão (falado pela escritoria) e traduzido para o português, e a performance da Aura Negra vestida de bruxa e portando uma vassouro também ficou a desejar;. Para o público da casa jovens estudantes de alemão valeu alguma coisa. A autora - claro - fez seu merchadigind afirmando que Hamburgo é uma cidade acolhedora, ainda que tenha seus problemas sociais e conflitos. Palmas para o evento ser feito na área externa no pátio do instituto na Avenida Sete.