Cultura

13 DE MAIO DATA DA ABOLIÇÃO ESCRAVATURA: 3 ABOLICIONISTAS ESQUECIDOS

O Movimento Abolicionistas foi muito importante para fim da escravidão formal
Tasso Franco , Salvador | 13/05/2024 às 13:20
Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças, exemplos de três abolicionistas negros
Foto: REP
  Os Movimentos Negros, o MINC e outros segmentos da cultura nacional não comemoram mais o 13 de maio quando a pricesa Isabel assinou o decreto que pôs fim a escravidão no Brasil, alegando que seguiu adiante porque nada foi foi pelo Império proteger e qualificar os negroa, a maioria continuando a ser escravos.
 
  Vale observar, no entanto, que a princesa Isabel foi apenas a aurotidade que assinou o decreto (Dom Pedro II estava afastado, doente), mas, houve toda uma luta de muitos anos o Movimento Abolicionista, no Congresso, no meio intelectual, na imprensa e outros, e sem isso, a escravidão demoraria ainda mais.

  Só lembrando, três foram os homens negros estavam entre as principais personagens históricas no abolicionismo brasileiro. Eram eles: Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças.

   Entre todas as nações do continente americano, o Brasil foi a última a dar fim ao regime escravista. Sabemos que isso aconteceu em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel, exercendo as funções de chefe de Estado no lugar de D. Pedro II (que estava fora do país), sancionou a Lei Imperial n. 3.353, conhecida como Lei Áurea.

    Sabemos também que a abolição, advinda com a Lei Áurea, foi fruto de uma constante luta travada por grupos abolicionistas de diversos matizes. Esses grupos tornaram-se muito ativos ao longo da segunda metade do século XIX e eram integrados por jornalistas, políticos, nobres (como a própria Princesa Isabel), advogados etc."

  Os "politicamente corretos" querem apagar tudo isso.