Sobe ao palco do Teatro Molière/Aliança Francesa, nos dias 26 e 27 de abril, sexta e sábado, às 20h, o resultado da Residência Artística de Criação “Insolente”, projeto internacional da artista Gilsamara Moura, que assina a performance juntamente com as intérpretes criadoras Alejandra Díaz (Paraguai) e Brenda Urbina Bolaños (México). A performance será acessível em LIBRAS. As vendas de ingressos se darão exclusivamente pelo Whatsapp (71) 99921-2368.
O trabalho nasceu do encontro de Gilsamara Moura com Pinar Selek, feminista, antimilitarista, socióloga, escritora e ativista turca, exilada na França, respeitada internacionalmente. Em 2019, durante o pós-doc que Gilsamara estava fazendo em Nice/França, Pinar Selek fez uma dedicatória para Gilsamara no livro “Insolente” e, desde então, a amizade se fortaleceu e elas trabalharam juntas em vários projetos, como o do Grupo de Pesquisa Ágora: modos de ser em dança, no FIDA-Festival Internacional de Dança de Araraquara, no Conversas Insolentes, no Grupo Gestus e agora na Residência Artística “Insolente”.
“Insolente” não é um espetáculo e sim um resultado do processo de residência em criação que foi experimentado em fevereiro deste ano em Diogo, Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, com artistas do local - as artesãs Dona Lalu e Dona Detinha e os músicos Antônio Cerqueira e Ailton Coelho - com Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay), Brenda Urbina Bolaños (México), Mari Paula (Espanha) e Pinar Selek (Turquia/França), as duas últimas de forma virtual. A direção deste primeiro momento da experiência foi do diretor cubano radicado na Bahia Luis Alonso-Aude.
“Em 2019 o jornalista Guillaume Gamblin publicou “L’insolente - dialogues avec Pinar Selek”. Este livro desencadeou um projeto que eu, Gilsamara, chamo de projeto de vida, porque reúne minha atuação acadêmica, artística, social e política. Fui fortemente envolvida pelo pensamento de Pinar Selek a ponto de entender, definitivamente, a inseparabilidade teoria-prática, ou seja, o que faço dentro da Universidade é confluente com o que experiencio na dança, nos projetos sociais, na minha militância, enfim, no artivismo. Tudo junto motivado pelo sentido de confluência”, revela a artista criadora.
Com “Insolente” as artistas que subirão ao palco querem sensibilizar mais e mais pessoas a defenderem seus direitos cidadãos, sua liberdade e, sobretudo, mobilizar o encontro. Estar num teatro, numa praça, num espaço cultural ou qualquer lugar onde haja arte, sair de casa, desligar o celular e exercitar a presença. “A ideia é compartilhar a paixão pela dança e pelo teatro com honestidade, olhando nos olhos, escutando, tocando e, quem sabe, ajudando Pinar Selek, que vive hoje em situação de perigo de vida, a ficar livre definitivamente”, diz Gilsamara.
Para Alejandra “inspiradas por Pinar, através da sua audácia, do seu desejo inflexível de combater a injustiça, a violência e todas as formas de dominação, somos encorajadas a lutar. Para isso, achamos importante falar de sua história, dar voz e movimento à sua mensagem... “a sensação de que tudo é possível”.
Ficha técnica:
Projeto original/ artista proponente/coordenação geral: Gilsamara Moura (Brasil)
Dramaturgia: Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil)
Intérpretes-criadores: Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay) e Brenda Urbina Bolaños (México)
Músicos: Antônio Cerqueira (Diogo/ Bahia/ Brasil) e Ailton Coelho (Salvador/ Bahia/ Brasil)
Participação especial: Pinar Selek (Turquia/França) com imagens e depoimentos do acervo pessoal
Imagens e Depoimentos: Gilsamara Moura, Alejandra Díaz e Brenda Urbina Bolaños
Edição: Brenda Urbina Bolaños
Figurinos: Zuarte Jr / Maru Duran
Equipe cenotécnica: Nicolas Fernandes/ Cíntia Sadoyama (São Paulo/ Brasil)
Vídeo: Angel Robin Fox (Palestina/Noruega) e Ademir Cerqueira (Diogo/Bahia/ Brasil)
Assistência Técnica: Ailton Coelho
Libras: Nânara Santana (Salvador/ Bahia/ Brasil)
Participação virtual: Mari Paula (Espanha)
Produção executiva: Neila Dória (Araraquara/ SP/ Brasil)
Produção local: Wilson Junior (Brasil)
Assessoria de Imprensa: Doris Pinheiro (Brasil)
Comunicação: Carol Goos (Brasil)
Identidade visual: Marina Amaral (Brasil)
Artistas colaboradores moradores de Diogo/Mata de São João/Bahia/Brasil: Dona Lalu e Dona Detinha
Cozinheira: Iracema Nunes (Diogo/ Bahia/ Brasil)
Apoio logístico: Ademir Cerqueira Neves e Adeval Cerqueira Neves
Bonecas das mulheres Indigenas/ Artesãs Nivacchei do Paraguai ( Laurentina Santa Cruz e Daniela Benitez)
Agradecimentos: Maria Prado - Teatro Molière/ Rose Lima - Casa Rosa/ Leonice Molers Moura / Flor Guerreira Pataxó / Adela Bolaños/ Alvaro Urbina / Edu O./ Instituto Superior de Bellas Artes (ISBA-Paraguay) / Equipe Técnica do Teatro Molière/ Luzinete Silva e Sabrina Kelly (Araraquara/ SP/ Brasil).
@insolente_projeto
@grupo.gestus
https://www.instagram.com/p/C25rs8mvJc4/
https://www.instagram.com/insolente_projeto/