Cultura

MUDANÇAS NA SECULT: CAI MAIS UMA ESTRELA, DIRETORA FUNCEB, PITI CANELA

Bruno Monteiro limpa a área de seus desafeitos na Secretaria de Cultura
Tasso Franco ,  Salvador | 18/04/2024 às 09:33
Mais uma estrela cai: Piti Canella é exonerada da Funceb
Foto:
  O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, conseguiu junto ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a exoneração nesta quinta-feira (18) da diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella, outro quadro do PT. Para seu lugar foi nomeada Sara Gabriel Prado Mercês Lázaro, superintendente de Promoção Cultural da Secult. E, para o lugar de Sara, nomeada Lorena Laís Rosa Ferreira.

   Ao que se supõe, também com a exoneração de Luciana Mandelli, vice-presidente do PT baiano, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Monteiro conseguiu organizar a estrutura da Secult ao seu modo, com auxiliares de sua confiança, como se diz no jargão político administrativo.

   O desempenho de Bruno Monteiro na Secult, gaúcho, ex-assessor de imprensa de Jaques Wagner no Senado, o qual inicialmente era cotado para o cargo de secretário de Comunicação, é considerado abaixo da critica e ele tem recebido criticas do segmento cultural fora do governo, os agentes e produtores de cultura, e dentro do governo. Entre as quais, ao que se propala, as exoneradas. 

   Chegou a tal ponto que a saída em busca da paz - se é que vai conseguir uma vez que as exoneradas são quadros do petismo - foi a exoneração que passa pelo crivo do governador Jerônimo Rodrigues, o qual, disse a "A Tarde" que vai contemplar Mandelli com outra missão no governo. 

   No plano político, agora é esperar o que vai acontecer. Monteiro é protegido do senador Jaques Wagner, mas com essas decisões recentes, se não conseguiir modificar o panorama da promoção cultural no estado, Jerônimo ficará a cavalheiro para dispensá-lo.