Cultura

PROJETO MARES REALIZA WORKSHOP SOBRE RESTAURAÇÃO DE RECIFES DE CORAL

Evento acontece no próximo dia 19, em Mar Grande, Ilha de Itaparica.
CC ,  Salvador | 16/04/2024 às 14:35
Evento acontece no próximo dia 19, em Mar Grande, Ilha de Itaparica.
Foto:

Acontece no próximo dia 19 (sexta-feira), das 8h30 às 17h, na biblioteca de Mar Grande, na Ilha de Itaparica e pelo Youtube (https://www.youtube.com/@ongpro-mar7894), o II Workshop “Restauração de Recifes de Coral”. Promovido pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares, iniciativa apoiada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o evento tem por objetivo fomentar a articulação entre pesquisadores e instituições que desenvolvem ações voltadas à conservação e restauração de recifes de coral, além de integrar e conscientizar a comunidade para a importância dos corais para a vida marinha. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição através do preenchimento do formulário online disponível no link https://encurtador.com.br/wyENY , até o dia 18 de abril. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Com carga horária total de 8h, o Workshop terá como palestrantes a oceanógrafa Camila Brasil *Universidade Federal da Bahia – Ufba), o biólogo Ricardo Miranda (Universidade Federal de Alagoas) e o biólogo Igor Cruz (Ufba). Completam a programação os palestrantes Lucas Lolis, biólogo, e Zé Pescador, coordenador científico e geral do Projeto Mares. A abertura acontece às 9h, com apresentação do diretor-presidente da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, do James Frood. Confira a programação:

*PROGRAMAÇÃO:*
*8h30 –* Credenciamento

*9h às 9h30 -* Abertura oficial por James Frood - Diretor-presidente da Pró-Mar

*9h30 às 10h30 -* “Técnicas de monitoramento de recifes e avanços atuais” - Camila Brasil (UFBA)

*10h30 às 11h -* Intervalo

*11h às 12h -* “O papel de áreas marinhas protegidas na interação e comportamento de peixes recifais” - Ricardo Miranda (UFAL)

*12h às 13h30 –* Almoço

*13h30 às 14h30 -* “Projeto de Restauração Corais de Maré” - Dr. Igor Cruz (UFBA)

*14h30 às 15h -* Projeto Mares e a restauração do Recife das Pinaúnas - Lucas Lolis (Coord. Científico do Projeto Mares)

*15h às 15h30 -* Uma visão holística sobre a restauração de corais - Zé Pescador (Coord. Geral Projeto Mares)

*16h às 17h -* Mesa-redonda de discussões e encerramento


*MAIS SOBRE OS PALESTRANTES:*

*Camila Brasil*
Oceanógrafa formada pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Oceanografia na Universidade Federal da Bahia. Tem como principais áreas de atuação monitoramento e conservação de recifes de corais; e mapeamento, sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicado a ambientes costeiros. Tem experiência de monitoramento em importantes unidades de conservação marinhas como APA Costa dos Corais (PE/AL), PARNAMAR Fernando de Noronha, PARNAMAR Abrolhos, entre outras.

Ricardo Miranda
Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e Doutor em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor visitante no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Federal de Alagoas. Possui experiência nas seguintes áreas de pesquisa: Ecologia de recifes de corais, espécies exóticas invasoras, peixes recifais, áreas marinhas protegidas, mudanças climáticas e biomonitoramento. É um dos pesquisadores líderes na produção de pesquisas a respeito da chegada e impactos das espécies exóticas Tubastraea spp., o "coral-sol", na costa nordeste do Brasil. Recentemente atuou como coordenador de campo pós-doc do projeto Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) Costa dos Corais Alagoas na Universidade Federal de Alagoas, e é um dos líderes do programa nacional do projeto coral vivo de monitoramento do branqueamento de corais na costa brasileira.

Igor Cruz
Biólogo e Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em Ecologia Ecologia e Evolução pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da UFBA, atuando na área de Oceanografia Biológica. Sua área de pesquisa tem enfoque em ecologia de comunidades e de ecossistemas costeiros. Seus modelos de estudo são os recifes de coral e os bancos de grama marinha. Atualmente, vem pesquisando a efetividade de técnicas de restauração de recifes de corais, efeito de mudanças climáticas e fenômenos de mudanças drásticas em comunidades marinhas, utilizando para isso experimentos de manipulação e dados de monitoramento.

Lucas Lolis

Graduado no curso de Ciências Biológicas e mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é aluno do último ano de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal da Bahia, integrante do Laboratório de Ecologia Bentônica. Tem como principal linha de pesquisa o estudo do processo de introdução de espécies não-nativas e seus possíveis impactos, como mudanças em interações bióticas e estrutura de comunidades nativas. Atualmente desenvolve pesquisas a respeito de espécies de corais não-nativos que causam impactos na Baía de Todos os Santos, sendo estes o coral cravo azul (Sarcothelia sp.) e verde neon (Briareum hamrum).

Zé Pescador

Pescador, Idealizador e Fundador da Organização Sócioambientalista – PRÓ–MAR (1999 – Atual), líder da Fundação AVINA (2000 – Atual), Coordenador geral do Projeto Mares (2023 – Atual), Coordenador geral do Projeto Pesca Sustentável BAMIN (2011-2013), Coordenador geral do Projeto Rede de Maré (2015 – Atual), Coordenador Geral do Projeto Maré Cheia, PETROBRAS (2018-Atual) Responsável pela gestão, supervisão e coordenação de projetos de conservação de ecossistema marinho, promoveu cursos de capacitação na área de pesca, ecoturismo e navegação, estabeleceu políticas de fortalecimento institucional, realizou ações de limpeza submarina dos recifes de coral da Ilha de Itaparica. Atua como responsável no Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Prevenção, Controle e Monitoramento do coral-sol na costa brasileira, dentro do objetivo específico “Estabelecimento e implementação de medidas de controle integradas e sistemáticas e em áreas com populações de coral-sol já estabelecidas”.

SERVIÇO:
*O quê:* Il Workshop de Restauração de recifes de coral do Projeto Mares
*Quando:* 19 de abril, das 8h30 às 17h
*Onde:* Biblioteca de Mar Grande, em Mar Grande – Ilha de Itaparica e pelo Youtube (https://www.youtube.com/@ongpro-mar7894)
*Quanto:* Gratuito