Cultura

ESTANTE DE LIVROS DE AUTORES BAIANOS NA CANTINA DA LUA É MINI-LIVRARIA

É um dos poucos locais no centro histórico que vende livros graças a abnegação de Clarindo
Tasso Franco ,  Salvador | 14/04/2024 às 10:08
Clarinho e a Estante Cultural no espaço da Cantina da Lua
Foto: BJÁ
       O espaço cultural da Cantina da Lua - Estante de Livros - tem publicações de vários autores baianos e do produtor do espaço, Clarinho Silva, e ganhou na última sexta-feira, 12, mais exemplares de livros do jornalista Tasso Franco, dentre eles, "O Trancelim da Baiana" (crônicas com ilustrações da Calazans Neto) e "A História dos Bairros de Serrinha".

      Franco destaca que esta iniciativa de Clarindo é muito importante na medida em que a livraria do autor baiano que funcionava no Maciel de Baixo foi fechada pelo então governador Jaques Wagner e o Pelourinho está sem livraria, assim como o Sebo Brandão, o maior da cidade localizado na Rua Ruy Barbosa, 15, vai encerrar suas atividades.

     O jornalista destaca que, felizmente, ainda tem o sebo de João Brandão, na mesma rua número 4, que se mantém vivo e no dia 16, o Sindicato dos Jornalistas inaugura sua biblioteca com obras de jornalistas baianos - Edificio Bráulio Xavier, 1º piso, e as pessoas poderão consultar gratuitamente essas obras e levá-las por empréstimo.

    "Quanto mais pontos de vendas de livros e de consultas sejam abertos no centro de Salvador melhor para os autores baianos, a cada dia sem terem espaços em livrarias para venderem suas obras diante de fechamento de tantas casas, como a Cultura e a Saraiva", atesta o jornalista.

     Sobre o espaço da Cantina da Lua confessa que é muito valioso. "Foi na Cantina em tempos idos que lancei meu livro de crônicas "O Rasta do Pelô" - capa de Ligia Aguiar - e o espaço, ainda hoje, abriga eventos de música e literatura", frisa.