Formulário para inscrição estará disponível entre 10 e 21 de abril
Nsanga Comunica , Salvador |
10/04/2024 às 10:29
Veja como participar
Foto: DIV
A dança é uma das expressões culturais e identitárias de um povo. É pensando neste ato, que nasce o “Movimenta Cajazeiras”, que tem como proposta artístico-metodológica a imersão do corpo em relação às suas experiências com os territórios onde mora e suas produções criativas. Idealizado por artistas do bairro de Cajazeiras, com o intuito de movimentar a cena cultural local, o projeto abre inscrições gratuitas, a partir do dia 10 até 27 de abril, para participação nas oficinas criativas e na Mostra Movimenta, através de formulário virtual disponível AQUI (https://linktr.ee/movimentacajazeiras) ou na BIO do perfil @movimentacajazeiras.
O encontro de Dança, que envolve movimento, criatividade e diversidade, é destinado a artistas informais/formais em dança residentes na região de Cajazeiras, a partir dos 16 anos, prioritariamente pessoas pretas e LGBTQIA+. As oficinas criativas serão ofertadas a todes interessades em formação continuada e instrumentalização profissional, nas abordagens de processos criativos em dança para palco e vídeo e produção cultural.
As oficinas, com 02 horas/aula, ocorrerão no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras. Destinadas para até 20 pessoas cada e com tradução em Libras, acontecerão aos sábados do mês de maio de 2024, sendo elas: Produção Cultura, com a doutora em dança e produtora Inah Irenam, no dia 04 de maio; Do encoberto ao desejado - Criação em Dança, com o coreógrafo Guego Anunciação, no dia 11 de maio; e Cinética.Mov - Dança para Câmera, com o dançarino e coreógrafo Neemias Santana, 18 de maio.
Já a Mostra Movimenta, a ocorrer no dia 25 de maio, terá uma seleção simplificada, em que os interessados deverão preencher formulário com informações básicas do artista/dupla/grupo inscrito, da coreografia e envio de vídeo da mesma, que pode ser feito de câmera de celular. Vale pontuar que, podem se inscrever na Mostra artistas formais, informais e grupos de dança de qualquer estilo de dança - pagode, Jazz, hip hop, contemporânea, ballet, etc.. Os selecionados receberão cachês, o valor dependerá da quantidade de pessoas que compõem a ficha técnica.
Além dos dois eixos acima, oficinas criativas e Mostra, o Movimenta Cajazeiras trará uma terceira ação, a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada com propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo ocorrerá no dia 26 de maio e é aberto ao público.
Mobilização Artística
O Movimenta Cajazeiras é uma ação coletiva de fazedores da arte, principalmente, de dançarinos do bairro de Cajazeiras, artistas que já produzem projetos voltados à dança na comunidade há pelo menos 15 anos. “O bairro é uma grande cidade dentro de Salvador, com uma cena cultural e artística efervescente, mas que não conta com investimentos para o processo formativo e que possa ampliar a produção local. A partir da falta de acesso e da precariedade de ações e investimento voltados a dança na nossa comunidade, nós artistas criamos a Criad’ouro Produções, um coletivo de produção cujo o objetivo é desenvolver projetos, entre eles, o Movimenta Cajazeiras”, pontua Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro ao lado dos artistas Leonardo Santos e Tyara Gomes.
O projeto Movimenta Cajazeiras foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
O quê: Inscrições para oficinas Criativas e Mostra Movimenta Cajazeiras
Quando: 10 a 27 de abril
Link para inscrições: https://linktr.ee/movimentacajazeiras
Mais informações: perfil Instagram @movimentacajazeiras
A oficina visa apresentar as possibilidades, etapas e incentivar a escrita de projetos culturais para a realização de produtos ou eventos artísticos, nas categorias produtivas de artes: formação, criação, produção, difusão, memória e pesquisa na perspectiva de emancipações artísticas de agentes culturais, promovendo a formação técnica de artistas e gestores para atuação e participação em editais públicos.
A partir de exercícios técnicos, a aula propõe uma estruturação do movimento a partir da relação com o espaço, com o tempo, com a música e com a outra pessoa dançante, gerando situações coreográficas que exaltam a força do dançar junto e as belezas do corpo.
Oficina CINÉTICA.MOV - Dança para Câmera - com Neemias Santana
Dia 18 de maio, às 15h, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras
Aproximações entre dança e audiovisual. Práticas e papos introdutórios sobre as relações entre o pensamento coreográfico e o exercício videográfico. Traga suporte para anotações, a câmera que lhe interessar e roupa confortável para dançar.