Jair Soares e sua história de amor pelo Bahia como torcedor dos mais antigos
Tasso Franco , Salvador |
07/04/2024 às 12:19
Jornalista Nestor Mendes Jr e Jair Soares, 97 anos
Foto: BJÁ
O jornalista Nestor Mendes Jr autografou ontem o livro "Bahea - Minha Paixao" para o torcedor emblemático do Esporte Clube Bahia, o dentista bonfinense Jair Soares, 97 anos de idade, em encontro festivo.
Veja postagem de MMJ nno seu instagram: Jair Soares Silva nasceu em Senhor do Bonfim, no centro-norte da Bahia, em 21 de fevereiro de 1927 — pouco menos de quatro anos antes da fundação do Esporte Clube Bahia.
Porém, anterior à chegada dele em Salvador, em 1948, para concluir o ensino médio e, depois, em 1952, passar no vestibular de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, já torcia pelo Esquadrão de Aço, influenciado pelo conterrâneo Pedro Amorim — craque tricolor no final dos anos 1930 e que chegaria à Seleção Brasileira.
Jair morava numa pensão na Ladeira do Alvo, na Baixa dos Sapateiros, onde havia muitos oficiais do Corpo de Bombeiros, inclusive o subtenente Almir, com quem foi assistir, pela primeira vez, o Tricolor jogar no Campo da Graça.
A história do gigante bonfinense Pedro Amorim — assim como de seu conterrâneo Bobô, que seria campeão brasileiro de 1988 — está em “Bahêa, Minha Paixão — Primeiro Campeão do Brasil”