Você vê também detalhes sobre a fundação de Salvador no canal YouTube de Sêo Franco da Bahia
Tasso Franco , Salvador |
15/03/2024 às 09:03
Marco da cidade foi inaugurado em 1952 e fica no Porto da Barra
Foto: BJÁ
Instalado no Porto da Barra no governo do prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.
Integra o monumento, um painel de azulejos que retrata a chegada de Thomé de Souza, já em um processo de decisões para construir a Cidade. Ambos estão sendo recuperados pela Prefeitura para as comemorações do aniversário dos 575 anos da cidade e as obras estão sendo finalizada. Os tapumes colocados nos locais envergonham.
O Marco foi esculpido pelo português João Fragoso (1913 - 2000). O atual painel de azulejos foi elaborado, em cerâmica faiança, pelo artesão português Eduardo Gomes, em 2003, sendo uma réplica do original, feito em Lisboa, em 1949, por Joaquim Rebucho, outro artista português. Esse painel tem 4,20 m de comprimento por 1,97 m de altura e já passou por outras três restaurações anteriores.
O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Thomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a Cabeça do Brasil e primeira cidade da América Lusitana.
Nos dias normais, sem uma fiscalização da GM, o local tem servido como sanitário público e como alguns mal educados urinam nos azulejos algumas pedras acabam se soltando. Vamos ver se agora a situação se modifica.