Cultura

A MONUMENTAL IGREJA DE SÃO DOMINGOS DE LISBOA COM SUAS TRAGÉDIAS (TF)

Um dos templos mais ricos em história de Portugal e com relíquias como parte do lenço de Santa Lúcia de Fátima
Tasso Franco , Salvador | 20/01/2024 às 11:55
Igreja de São Domingos, Lisboa
Foto: BJÁ
  Há quem considere - com rezão e argumentos históricos - que a Igreja de São Domingos seja uma das mais importantes de Lisboa, localizada na Praça Dom Pedro IV (Dom Pedro I no Brasil) nas proximidades da Figueira, Baixa Pombalina. O local é também chamado de Largo de São Domingos.

   Erguida no século XIII (1241) pelo rei Dom Sancho II tem uma longa história e enfrentou os terremotos de 1531 e 1755, sendo destruita e reconstruida, mas conservadas as suas três naves e ornamentos. A impressão que se tem, quem visita o templo, é de que está conhecendo uma igreja do século XIII, com a arquiteutra barroca em destaque.

  As pinturas dos altares, os paramentos, os tesouros, tudo desapareceu durante o terramoto de 1755, salvando-se unicamente a sacristia e a capela-mor, mandada fazer por D. João V e riscada pelo arquitecto João Frederico Ludovice, em 1748 - o qual projetou o colossal Convento de Mafra.

  Na sua reconstrução, o arquiteto Carlos Mardel (1696-1763) tentou preservar ao máximo o estilo da capela-mor projetada pelo arquiteto João Frederico Ludovice (1676-1752). Na época da Corte sediou todas as grandes cerimônias religiosas, as exéquias nacionais e reais, assim como as solenidades dos batizados e casamentos.

   Em 13 de agosto de 1959, um incêndio destruiu por completo a decoração interior onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho. A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994,. Atualmente é a igreja paroquial da freguesia de Santa Justa e Santa Rufina.

   Expõe metade do lenço usado pela Irmã Lúcia no dia 13 de Outubro de 1917 (a outra metade encontra-se no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima) e ainda o terço usado por Santa Jacinta Marto no mesmo dia.

 A Igreja de São Domingos foi palco de muitas tragédias, incluindo o Massacre dos Judeus de 1506 e passou por um grande incêndio. As marcas dessas tragédias são visíveis no seu interior, até os dias atuais. Os condenados à morte pela Inquisição saiam de São Domingos. A visita ao interior da Igreja de São Domingos é gratuita. Em Salvador, o templo a São Domingos fica no Terreiro de Jesus e anda sempre fechado. (TF)