Cultura

BIBLIOTECA PÚBLICA VALENCIA CENTRO DE SABER INSTALADO EM EX-HOSPICIO

Valencia conta, ainda, com 31 bibliotecas municipais administradas pelo Ayuntamento (Prefeitura)
Tasso Franco , Valencia ES | 06/01/2024 às 08:22
Biblioteca Pública de Valencia Pilar e Faus
Foto:
   A Biblioteca Pública de Valência é a principal da cidade fundada como instituição, em 1938. Foi transferida em 1979 para o prédio do antigo Hospital dos Pobres Inocentes. É considerado um dos complexos histórico-artísticos mais relevantes e o projeto de restauração foi confiado aos arquitetos Alberto Peñin e Guillermo Stuyck.

   O projeto é vencedor de prêmios e seguiu as orientações da construção primitiva. Fica localizada no bairro da estação metrô Angel Guimerà, ciudad vella, com carrer d'el Hospital 13, dispondo todos os vestígios artísticos do prédio antigo e as áreas jardins. A impressão que se tem quando se chega ao local é de que a pessoa vai visitar um museu vendo-se algumas colunas e estátuas no exterior e uma planta interna com colunas romanas.

   O edifício data do inicio do século XV (1409) e foi erguido por membros da burguesia incentivados por um pelo frei Juan Gilabert Jofre no qual defendia a necessidade de criação de uma instituição para cuidar de doentes mentais. Foi assim que foi fundado o Hospital de Folls de Santa María dels Pobres Innocents.

   Segundo o Wikipédia foi o primeiro hospital psiquiátrico fundado na Europa e em 1493 foi concedida permissão para expandir o hospital. Até ao início do século XVI, em Valência coexistiam vários hospitais menores, geralmente associados a organizações religiosas que se dedicavam à cura de doenças específicas. Em 1511, um decreto de Fernando II de Aragão decretou a unificação de todos estes hospitais num só.

   O complexo de saúde continuou a funcionar como hospital até 1960, altura em que foi inaugurado o Hospital Clínico de Valência. Após o abandono do centro iniciou-se a demolição do mesmo. Durante esse processo, foram demolidas a igreja, a antiga farmácia e a faculdade de medicina. No entanto, a oposição cidadã conseguiu impedir a demolição pouco antes de o edifício da enfermagem ser demolido. Hoje em dia, nesse edifício está localizada a biblioteca.

    Funciona de segundas as sextas das 9h às 20h30min; sábados, das 9h às 13h30min. No mês de agosto, verão, da 9h às 14hs. Os serviços são gratuitos e qualquer pessoa tem acesso. Para empréstimos de livros e outros suportes é necessário fazer um cadastro. A pessoa sendo estrangeira exige-se o passaporte.

   A biblioteca tem uma série de atividades culturais, salas de verificação e leitura, serviços online (ILL, desiderata, reservas e renovações...), Wi-Fi e Internet. Tudo gratuito. É frequentada diariamente por centenas de estudantes e leitores avulsos. A biblioteca dispõe de mesas com computadores para acessos à pesquisa e também locais para leitura de jornais e revistas. 

   A área externa é um jardim com equipamentos para crianças e adultos. É, portanto, no seu entorno, também uma área de lazer e está a poucos minutos do centro comercial mais dinâmico da cidade, do Ayuntamento (Prefeitura) e da Generalitat (sede do governo). Como o prório nome diz "biblioteca pública" é  estatal mantida pela Generalitat (TF)