Cultura

BAHIAJÁ CHEGA AOS 17 ANOS EXISTÊNCIA COM 6.120 EDIÇÕES E INDEPENDÊNCIA

Ao longo dessa caminhada o BJÁ incorporou as novas tecnologias que apareceram no sistema da internet - twitter, facebook, instagram, YouTube, e segue atento
Tasso Franco , Salvador | 08/12/2023 às 11:02
Jornalista TF editor e fundador do BJÁ
Foto: OG
     O site www.BahiaJá.com.br completa neste 8 de dezembro 17 anos de existência, na telinha há 204 meses com 6.120 edições, 24 hs no ar sem nunca falhar. Daí o seu novo slogan: "Não para, não para, não para" no reforço a sua marca de "Jornalismo da Igualdade".

  Anos de muito trabalho, de domingo a domingo, mais de 400 edições produzidas a partir do exterior em países da Europa, América Latina, Canadá e EUA durante 25 viagens internacionais, um site que se dedica a Bahia - em especial - a politica e a cultura e também aborda temas voltados para o turismo, economia, direito, tecnologia, shows, esportes e saúde com foco em Salvador da Bahia, majoritariamente.

  O BJÁ é um dos mais antigos sites da Bahia - publicação independente sem estar ligado a grupos que detém rádios, jornais e televisões - e nasceu em junho de 2006 sendo produzido on-line em Brasília, uma vez que, nessa época quase ninguém dominava essa tecnologia em Salvador.

  "A nossa empresa Ojuobá Projetos de Comunicação foi constituida na Junta Comercial em setembro de 2005 para prestar serviços de Assessoria de Imprensa e Marketing Politico, depois que retornamos de uma estada em Barcelona, e atuou nesses campos até junho de 2006, quando tivemos a ideia de criar o BahiaJá on-line. Após meses de testes, a primeira edição definitiva on-line foi ao ar em 8 de dezembro de 2006", confessa TF.
  
   "Uma luta muito grande durante todo esse periodo, quer seja para introduzir uma cultura nova no jornalismo da Bahia, as agências de públicidade sequer trabalhavam com banneres, e também no conceito redacional, sem vínculos com quaisquer forças politicas no estado, trilhando de forma independente e com jornalismo de conteúdo", diz o editor e fundador, jornalista Tasso Franco, 78.

  NOCAS TECNOLOGIAS 

  Ao longo dessa caminhada o BJÁ incorporou as novas tecnologias que apareceram no sistema da internet - twitter, facebook, instagram, YouTube, etc - e vem se adaptando como pode a esseas novas tendências.

  "Quando começamos, em 2006, ninguém utilizava iPhone e assemelhados até porque nem existiam, o iPhone de Steeve Jobs só vem aparecer em 2007, e muita coisa mudou de lá para cá, uma vez que, hoje, as pessoas interagem com os veiculos on-line mais com os celulares do que com os aparelhos de plataformas fixas e também, há uma forte tendência das Redes Sociais, onde, muita gente se acha jornalista e vai publicando o que quer e deseja", afirma o jornalista TF.

  Hoje, o BJÁ mantém uma equipe pequena, de apenas 8 colaboradores, e vai atravessando o "Rubicão" como pode, sem, no entanto, se submeter a quaisquer ditames ou se amedrontar contra boicotes regulares que fazem contra ele. 

  A empresa tem um imenso acervo de matérias e de videos (162 no canal do YouTube Sêo Franco) e 1.230 na home, edita a coluna mais antiga da Bahia na Web (Miudinhas) com mais de 115.000 notas e que serviu de modelo e inspiração para outros blogs e sites, mantém uma colunista de literatura há 8 anos com dois livros publicados, e a Ojuobá já editou 2 livros dos colaboradores ZédeJesusBarreto e Walmir Rosário e foi o primeiro site da Bahia a ter uma coluna sobre "A Boa Mesa" assinada por Dom Franquito, com três livros publicados no portal Amazon.com. Editoru, ainda, 8 livros de TF no Amazon.com

  "E assim, vamos caminhando - diz o jornalista TF - fiéis ao nosso compromisso apenas ao jornalismo, a notícia, com responsabilidade e determinação".