Cultura

CONHEÇA 6 PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Saiba como cultivar em casa plantas que além de embelezarem, trazem outros benefícios para o ambiente
Pipah Comunicação , Salvador | 02/12/2023 às 07:59
6 Plantas que purificam o ar
Foto: Divulgação

De modo geral, todas as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar e por tanto, tê-las em casa é uma forma não só de melhorar esteticamente o ambiente, mas também de proporcionar saúde e bem-estar. Mas você sabia que algumas espécies em particular, tem uma maior capacidade de purificar o ar? Isso foi comprovado através de estudos realizados pela NASA que constatou que além de absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio, através da fotossíntese, algumas plantas também podem remover compostos orgânicos voláteis presentes no nosso dia a dia (VOCs, na sigla em inglês).

 

“A poluição está em todos os lugares, inclusive no ar que respiramos dentro da nossa casa. Muitos compostos orgânicos voláteis podem estar presentes nas residências, eles podem vir dos solventes das tintas com as quais pintamos as paredes, de algumas substâncias adesivas dos móveis, fumaça de cigarro e da poluição em geral que já sabemos que existe nas nossas cidades. As plantas são capazes de capturar os agentes poluentes, todas elas conseguem fazer esse processo, mas algumas chegam a neutralizar até 80% dos poluentes presentes”, explica o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano.

 

Considerando as plantas que foram indicadas pela NASA com esse grande potencial de purificar o ar, o profissional da Forth Jardim separou algumas boas opções para se cultivar em casa.

 

1. Babosa (Aloe vera)


Pode absorver o formaldeído presente no ar e que não é uma espécie que tem muito segredo em seus cuidados. É uma planta bem robusta e resistente a longos períodos de estiagem, seu cultivo não envolve muitas regas e ela se adapta facilmente a vários ambientes.


Possui folhagens bem carnudas e suculentas, que acumulam grande quantidade de água para se desenvolver. Por apresentar uma arquitetura belíssima, pode ser utilizada para decorar todos os ambientes da casa, desde que receba sol direto, por pelo menos 4 horas, sendo ideal mais que 6.


Além disso, no interior, apresenta um líquido viscoso, conhecido por suas propriedades medicinais e é uma planta rica em cálcio, minerais, vitaminas e muitos outros nutrientes, sendo indicada para diversas finalidades.

 

2. Crisântemo (Chysanthemum morifolium)


Ideal para eliminar o benzeno presente no ar. Muitas pessoas não sabem, mas a exposição a longo prazo ao benzeno pode causar dores de cabeça, sonolência, irritação na pele, nos olhos e até mesmo nas vias respiratórias.


Sendo bem popular e com uma variedade de cores, é uma planta de fácil cultivo e ideal para quem quer flores o ano inteiro.


O cuidado principal que ela exige é luz solar em abundância, que pode ser direta ou meia-sombra. Em relação as regas, molhe sempre que sentir que o solo está seco ou levemente úmido, a ideia é não deixá-lo enxarcar.


Podas de limpeza também são bem-vindas para retirar as flores secas, sempre que necessário.

 

3. Dracena (Dracaena fragrans


Também conhecida como pau d’água, é uma planta com folhagem verde e vistosa que suporta bem o calor. Ela é útil contra: benzeno, tricloroetileno e tolueno.


É amplamente cultivada como planta ornamental devido à sua aparência única. Prefere luz indireta, mas também pode tolerar condições de pouca luz e a rega deve ser moderada, permitindo que o solo seque entre as regas e evite encharcar o solo.


Em algumas culturas, acredita-se também que a dracena traz boa sorte e prosperidade para o lar.

 

4. Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)


Ela está ente as mais versáteis, sendo útil inclusive contra a radiação eletromagnética.


Pode ser cultivada na sombra ou meia sombra (quando recebe sol indiretamente) e para que seu vaso fique bonito, é indicado plantar de 5 a 9 hastes por vaso.


São plantas bem resistentes e não requerem muita água, regar uma vez por semana é o ideal, já que ela não gosta de substrato encharcado. 

 

5. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)


É Capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza, a fumaça de cigarro, entre outros poluentes.  


É uma planta que possui uma floração bem singela e delicada, além de ter folhas bem verdes e brilhantes que vão bem na decoração de vários ambientes.


Deve ser cultivada em sombra, mas com ambiente bem iluminado, no máximo em meia sombra e quanto ao solo, o ideal é mantê-lo levemente úmido. E falando sobre solo, o indicado é que ele seja aerado.

 

6. Samambaia (Nephrolepis exaltata v. Bostoniensis)

Contribui para a remoção de poluentes como o xileno e formaldeído, além de substâncias pesadas como o mercúrio.


A samambaia é uma planta exuberante e versátil no paisagismo, conhecida por suas folhas verdes pendentes que adicionam um toque de beleza tropical aos ambientes.


Elas preferem luz indireta ou sombra parcial, sendo que o ideal é evitar expô-las diretamente à luz solar intensa, pois isso pode causar danos às folhas, deixando-as amareladas e queimadas.

Um local próximo a uma janela com cortinas leves ou um espaço com luz filtrada é ideal. Elas também apreciam um solo úmido, mas não encharcado.