Cultura

UFBA PROMOVE II FÓRUM DE DEBATES SOBRE RAÇA E CLASSE SOCIAL

O evento acontece no dia 1 de dezembro
CRPBA , Salvador | 01/12/2023 às 11:35
UFBA promove II Fórum de Debates sobre Raça e Classe Social
Foto: Divulgação

No dia 01 de dezembro, a partir das 18h, acontece o II Fórum de Debates sobre Raça e Classe Social. Promovido pelas professoras Eliane Silva Costa e Josimara Delgado Baour, do Instituto de Psicologia da UFBA, a programação desta edição contará com o lançamento das obras “Balanço Afiado” e “Colonialismo Digital”, de co autoria do pesquisador, doutor em Sociologia, Deivison Faustino. Em “Balanço afiado: estética e política em Jorge Ben”, os autores Allan da Rosa e Deivison Faustino mesclam cartas, ficção, entrevistas e diálogos estéticos-filosóficos, analisando pontos de encontro entre a musicalidade de Ben e as culturas negras atlânticas. marcados por escritos de Lélia Gonzalez, Amiri Baraka e Frantz Fanon. 

Na segunda obra, “Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana”, partindo das encruzilhadas teóricas e políticas entre o hacktivismo anticapitalista e o pensamento antirracista radical, Deivison Faustino e Walter Lippold estabelecem um debate histórico e conceitual provocador sobre tecnologia e política global, mais especificamente acerca da inteligência artificial, soberania digital, colonialismo digital e racismo algorítmico, segurança digital, indústrias 4.0 e 5.0, software livre, valor da informação, entre outros. Para discutir a relação dialética entre tecnologia, dominação e desigualdade e propor pautas fundamentais a movimentos sociais. O autor e pesquisador Deivison Faustino conduzirá os debates do encontro. 

O que: II Fórum de Debates sobre Raça e Classe Social.

Data/Horário: 01/12/2023, às 18h. 

Local: CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais - UFBA - Endereço: Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-055.