Cultura

MATHEUS L8 ESTREIA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NESTA QUARTA (6)

A mostra pode ser visitada até 10 de março, de terça a domingo, das 10h às 18h, gratuitamente
Luis Lisboa , Salvador | 01/12/2023 às 18:32
Matheus L8 estreia sua primeira exposição fotográfica nesta quarta (6)
Foto: Divulgação

Com a série As Caretas do Mingau, o multiartista Matheus L8 (@matheusl8), vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Questões Históricas, estreia sua primeira exposição coletiva nesta quarta, 6, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.  A mostra pode ser visitada até 10 de março, de terça a domingo, das 10h às 18h, gratuitamente. 

As Caretas do Mingau é composta por um misto de fotografia documental e dirigida, resgatando uma manifestação pouco conhecida da história da independência do Brasil na Bahia. Nas ruas de Saubara, a 103 km de Salvador, na madrugada do 2 de Julho, Leite registrou a procissão de mulheres negras que vagam pela cidade, carregando facões na cintura, espingardas nas costas e panelas com mingau na cabeça, em homenagem a suas ancestrais, que nas lutas por independência levavam armamento e comida para alimentar seus familiares e amigos durante a invasão portuguesa.

Já as fotos mais dirigidas da série foram feitas horas antes da procissão sair, com a dançarina baiana Luana Fulô. “Controlando flash e luz, em um ambiente dirigido, na roça de meus avós, reproduzi as matas e trilhas de Saubara que as mulheres desbravaram há 200 anos”, explica o fotógrafo. 

Com família Saubarense, desde pequeno Matheus ouvia falar da procissão das Caretas do Mingau, das “almas” que penavam pela cidade na madrugada. Além do olhar para o resgate histórico, a maturidade fez com que o artista enxergasse ali também uma potência estética. Em 2022, ele fotografou o fenômeno pela primeira vez e deu início à pesquisa que dá base às fotografias da exposição, registradas no 2 de julho de 2023.

Sobre Matheus L8


Natural de Salvador, Matheus L8 retrata em seu trabalho a complexidade étnica e estética da Bahia, adotando a história como lente de percepção do mundo. Entre a fotografia e o audiovisual, ele reflete em imagem os aspectos da cultura negra, da diáspora e dos atravessamentos que é ser uma pessoa negra no Brasil. Esse olhar lhe rendeu  o Sony World Photography Awards, em 2020. O artista também tem um trabalho musical, o qual assina como XAUIM. 

Serviço

Exposição Coletiva 9ª edição – Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 

Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória)  

Quando: 6 de dezembro (abertura), às 17h30 

Visitação: de 7 de dezembro até 10 de março/2024, de terça a domingo, das 10h às 18h