Cultura

GOYA LOPES VISITA MUNCAB E VÊ SEUS TECIDOS COMO MOTIVOS AGROBAIANOS

Expo "Um Defeito de Cor" fica no Muncab até 3 de março
Tasso Franco ,  Salvador | 12/11/2023 às 13:03
Goya Lopes no Muncab
Foto: BJÁ
   A artista plástica e designer Goya Lopes foi uma das pioneiras a trabalhar de maneira criativa com a moda afro-brasileira e esyá presente na Expo "Um Defeito de Cor", no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB) em Salvador. São 370 obras de mais de 100 artistas e chega a Salvador após estreia no Museu de Arte do Rio. 

   A exposição conta a história de Kehinde, uma africana escravizada que, após muitas adversidades, consegue sua liberdade e parte em busca do filho. O acervo conta com pinturas, esculturas, fotografias e material audiovisual e ficará à mostra até 3 de março de 2024.

  A curadoria ficou por conta de Marcelo Campos, Amanda Bonan e da própria autora do romance nacional. A diretora da mostra, Cíntia Maria, explicou como foi feita a divisão dos ambientes: "Cada área é dividida pelos tecidos de Maxodí e Goya Lopes, dialogam com alguma passagem do livro. A gente tem desde a questão dos Baobás, enquanto a Kehindé ainda tá no continente africano, a travessia, todas essas questões, o fato dela ser gêmea, a gente vai passeando um pouco sobre as referências do livro e quando ela volta para o continente africano, quando ela vai para o Maranhão, para a Ilha de Itaparica.

   Ontem, Goya percorreu todos os ambientes da Expo e ficou encantada com o que viu, um momento maravilhoso para Salvador.