Cultura

IGHB MANTÉM PALESTRA DE EX-MINISTRO DE BOLSONARO COM MARCA GOVERNO BA

Vamos ver o que vai acontecer
Tasso Franco ,  Salvador | 07/11/2023 às 18:47
Post segue no site do IGHN
Foto: IGHB
   Em entrevista ao site Politica Livre, o pPresidente do PL estadual, João Roma criticou nesta terça-feira (07), o que chamou de “tentativa de censura” da Secretaria de Cultura à palestra virtual do ex-ministro bolsonarista das Relações Exteriores Ernesto Araújo organizada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) com apoio do governo Jerônimo Rodrigues (PT), agendada para esta quinta-feira (09), a partir das 17h.

   O anúncioda palestra segue no site do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia juntamente com outras programações (vide foto acima)

   Segundo Roma, “uma coisa é um parlamentar se manifestar, outra coisa é uma secretaria, uma instituição do Estado, inclusive dizendo que vai retirar apoio, orçamento. Quer dizer que o orçamento do governo da Bahia pode ser manipulável partidariamente a tal ponto, para fins de censura?”.

“Imagina se isso tivesse acontecido no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), uma tentativa de censura a uma palestra de alguém da esquerda que fosse falar sobre a educação de Paulo Freire… seria um escândalo, não é? Mas a Secretaria de Cultura da Bahia pode? Mesmo que você não concorde com o posicionamento de alguém, tem que respeitar também o contraditório”, emendou.

O evento teria patrocínio da Secretaria de Cultura que, após contato do Política Livre, ontem (06), afirmou não ter sido consultada sobre a mesa. A pasta informou ainda que a palestra “não poderá ser considerado enquanto meta na prestação de contas”. A secretaria pediu que o IGHB retire a marca da pasta e do governo do Estado de qualquer divulgação. O posto continua no IGHB.

“Será que o objetivo é intimidar e amedrontar quem pensa diferente? Pelo visto, o objetivo é cercear o livre pensar, calar o contraditório, e o pior: fazendo isso envolvendo o orçamento do Estado. Certamente isso não é republicano”, concluiu João Roma.