Liliana Peixinho- Jornalista- Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico. Trabalha com foco na democratização da informação científica em linguagem acessível, popular.
Liliana Peixinho , Salvador |
31/10/2023 às 10:10
Livro de Márcio Luis Ferreira
Foto: DIV
É fato que as instituições de ensino no Brasil e outros países, têm dificuldade em motivar alunos e também educadores, no processo de absorção e acesso ao conhecimento.
Ir à escola, estudar, se debruçar em livros, para entender e absorver conteúdos, mais que prazer, é observada como obrigação, pressão, dificuldade, tortura mesmo, para muitos. E na área de exatas, disciplinas como matemática, física e química, por exemplo, são vilãs.
Como encontrar um caminho onde a busca do conhecimento seja estimulada pelo prazer de ler, querer aprender, e não sob a pressão familiar, do mercado, da sociedade, para "passar de ano", ser aprovado, mesmo que sem consciência sobre o real valor do conhecimento?
Tem gente realmente preocupada e comprometida com esse desafio. Gente que foi educada desde criança, em um ambiente onde o aprender sempre fora importante para construir sentidos do viver consciente, digno, justo, profundo, em espírito coletivo.
Para contar parte da história de um raro professor, nesse perfil, importante voltar aos anos 90.
Jornalista recém formada, turma de 1988, moradora do centro, bairro do Canela, em Salvador, onde fui residente Ufba e fiz a maior parte de minha minha formação acadêmica, fui morar bem distante do ambiente onde, desde 1979, estava acostumada a viver. Cheguei então ao bairro do Cabula, com um filho de dois aninhos.
No prédio onde fui morar, simples, desses da então Urbis, conheci o vizinho Marcio, adolescente,. Ser humano discreto, aplicado, focado nos estudos, alheio às festanças . Sua educação formal, reforçada pelo apoio de uma professora séria, valorizava os estudos através bolsa no Colégio Águia, naquele prédio de arquitetura clássica na esquina da Praça da Piedade.
Era início dos anos 90 e o jornalismo pulsava no meu cotidiano profissional em múltiplos papéis como mãe, irmã, tia, voltada a educar familiares e quem mais chegasse.
Mãe solo, dona de casa, trabalhadora, pesquisadora atenta às diversas exigências profissionais necessárias às constantes atualizações, o jovem Marcio, no dia a dia, acompanhava, no seu tempo corrido, como o meu, as informações coletadas em campo investigativo e por vezes compartilhada com sua família.
Leitor, ávido, atento, Marcio também gostava, além de livros, de ler jornais diários, revistas. Nos afetos, irmão de coração e cérebro. Respeito e admiração em via dupla. E sonhos comuns, na arte de levar informações a outrem.
Marcio terminou uma das fases dos estudos e voltou para São Paulo, onde nascera, e lá foi mergulhar fundo no que sempre gostou de fazer com excelência: estudar, pesquisar, já na academia, uma das melhores do Brasil.
Anos depois, já Mestre e Doutor, acompanhei sua trajetória profissional em vôos inéditos, ousados, criativos, lúdicos, super interessantes, inovadores, como no programa da TV Cultura e do MEC, onde nos créditos seu nome surge junto ao seu mestre e tutor, Luiz Barco. Com técnicas engenhosas de arte o programa quebrou tabus no ensino da Matemática, para muitos, a vilã das disciplinas escolares.
Como ser humano atento, ciente do seu papel social, Marcio começou a compartilhar conhecimentos além da sala de aula e passou a publicar artigos em jornais, revistas especializadas, sites e diversas outros canais de informações, através de uma linguagem acessível, contribuindo para a democratização e acesso de conhecimentos científicos ao público, além da redoma da academia.
Essa trajetória é importante resgatar porque reforça que é o processo, o passo a posso, o dia a dia, o compromisso, o prazer ...que geram bons frutos com a aplicação cotidiana, do conhecimento.. Na história do então adolescente e agora professor- Doutor Marcio Ferreira Nascimento, que mais que títulos, que são muitos, o que é valorizado mesmo é a aplicação, o compartilhamento social de tanto conhecimento adquirido para ajudar a mudar cenário de desafios como o do ensino de ciências como a Matemática.
Et cetera – Engenharia, Tecnoogia & Ciencia
Ganhei de presente, com uma valiosa dedicatória, seu primeiro livro publicado pela Edufba: ET cetera- Engenharia, Tecnologia & Ciência, onde, em 363 páginas o professor Doutor Marcio Luis Ferreira Nascimento, engendra seu conhecimento, de forma transversal, para demostrar como "aprender engenharia, ciência e tecnologia pode ser uma atividade prazerosa e divertida". Para isso o professor utiliza, em seus artigos, aulas e palestras, pod cast, canal no YouTube, lives, palestras, rodas de diálogos, redes sociais, com linguagem lúdica, acessível, onde teoria e prática se conectam ao prazer de conhecer. O livro " é a história da engenhosa aventura do conhecimento”, mergulha nas leis da natureza, mostra mecanismos de como funciona o mundo, identifica quem percebeu e quem descobriu , pela primeira vez, determinada regra , entre inúmeros fatos históricos investigados por este cientista paulista que adotou a Bahia como morada familiar.
ET cetera- Engenharia, Tecnologia e Ciência- apresenta ideias, conceitos, descobertas, resultados clássicos e invenções interessantes exemplo de clássicos como a Teoria da Relatividade (Especial e Geral), o Big Bang e as explosões supernovas, origem da Tabela Periódica, fatos antigos que nos intrigam e são esclarecidos sobre como os egípcios transportavam imensos blocos de pedras pelas areias do deserto, até os mais controversos temas do século 21, como os avanços científicos da nanotecnologia.
A ideia, segundo o professor-Doutor Marcio Ferreira Nascimento é falar sobre temas complexos de forma ampla e simples , “ mostrando que a engenhosidade, o conhecimento científico e a tecnologia estão em todo lugar, fazendo parte de nosso cotidiano. Fácil de ler e compreender, o livro traz revelações interessantes e surpreendentes com abordagem lúdica, didática leve, profunda, divertida. Comece a ler e verás as intrísecas relações da matemática com a música, da física com a arte, da química com a reações caseiras.
O livro apresenta, em 38 capítulos, temas sobre as complexas teorias científicas de Einstein e a guerra, ao então desconhecido cientista e médico brasileiro doutor Nicolelis Miguel Angelo Laporta Nicolelis) durante um feito na Copa do Mundo de 2014.
O lançamento de segundo livro do professor Marcio Luis Ferreira Nascimento, "Engenho, Arte & Matemática", pela EDUFBA, ainda sem data certa, será outra colaboração necessária ao campo de trabalho onde, ainda, infelizmente, diante dos desafios, professores fazem de conta que ensinam e alunos enganam a si mesmos no desafio de aprender com leveza, praticidade, ludicidade. Nessa cenário, o professor-Doutor Marcio é mestre que prima pela excelência no fazer porque aprendera, desde cedo, os desafios e a delícia do Ser em transmitir o conhecimento como aliado da vida.