Os atores Fábio Lago e Duda Santos participaram, nos dias 17 e 18 de outubro, de workshop com o Bumba Meu Boi de Seu Oreco para as gravações do remake da Novela Renascer, da TV Globo. O encontro aconteceu na localidade de Urucutuca, na Zona Rural de Ilhéus. O grupo folclórico é o mesmo que participou da primeira versão da novela, nos anos de 1993, e deu enredo a história de amor de José Inocêncio.
Após 30 anos a novela Renascer volta a ser gravada na região cacaueira e será exibida em horário nobre. O ator ilheense Fábio Lago dará vida ao polêmico Venâncio, pai de Maria Santa, vivida pela atriz Duda Santos, e grande amor do protagonista José Inocêncio. O personagem vivido por Lago tem grande orgulho de ser a cabeça do boi do Boi Bumbá e todo o enredo começa com as apresentações do grupo fictício.
A produção da novela fez questão de manter todas as tradições culturais abordadas com o grupo na primeira versão e promoveu a imersão dos atores com a comunidade local e o Bumba Meu Boi de Seu Oreco. “É um privilégio estar aqui na minha terra e poder viver toda essa potência que é o bumba e a cultura popular. É o meu papel enquanto artista voltar aqui e fazer parte desse mundo real e único do nosso folclore. E que é daqui, de Ilhéus!", comemora Fábio Lago.
"Estou vivendo uma experiência inesquecível. Que o bumba nos norteie esta festa com alegria, brincadeira e leve isso para a novela e para os olhares dos brasileiros. Vejam o bumba, vejam as manifestações culturais daqui e da sua cidade. Façam parte, valorizem a cultura popular”, recomenda o ator ilheense.
Nova geração do bumba – o Bumba Meu Boi de Seu Oreco foi idealizado e criado por Aurelino Alves Galdinho, Seu Oreco, falecido em 2018. Ele chegou à comunidade de Urucutuca ainda menino para trabalhar na antiga estrada de ferro da região e trouxe a tradição da brincadeira do boi. Ele costumava contar que a manifestação cultural começou com o seu avô e foi passada de geração em geração. Assim, seguindo o costume, Jorginho Nascimento, neto de Seu Oreco, assumiu a liderança após sua partida, garantindo a manutenção da tradição da cultura popular.
"Na época das gravações da primeira versão da novela, vovô Oreco ainda era vivo e movimentou toda a região para dar vida ao bumba meu boi do pai de Maria Santa. Agora, tanto tempo depois, estamos de volta passando a nossa cultura e brincadeira para Fábio e toda a equipe”, destaca Jorginho Nascimento.