O que será que motiva uma pessoa a guardar os seus escritos por mais de 40 anos, sem a intenção, consciente, de algum dia, levá-los a público?!
Com o lançamento de seu primeiro livro, Lusco-fusco, no próximo dia 4 de outubro, no Restaurante Dona Mariquita, no Rio Vermelho, a professora-doutora e feminista Denise Bastos, talvez nos forneça alguma pista sobre essa questão. O lançamento do livro acontece das 18 às 21 horas.
A primeira delas é a comemoração dos seus 70 anos de vida. Mais do que isso, Bastos resolveu bordar no papel a sua trajetória de vida: da mocinha que casou com o primeiro namorado, na década de 1970, à mulher que retomou os estudos em 2000 e foi fazer mestrado e doutorado, no IHAC - UFBa, com ênfase em feminismo, gênero e sexualidade, apesar de originalmente ter se graduado em Biologia, também pela UFBa.
Sergipana de Aracaju, Denise Bastos adotou Salvador, aos 14 anos de idade. Ela faz questão de ressaltar que não se identifica como uma escritora, no sentido profissional e formal da palavra: “Este livro não pretende ser uma obra literária exemplar, nos moldes tradicionais, tampouco atende aos padrões contemporâneos. No entanto, ele me desnuda, inclusive por meio de ficções”, salienta a autora.
Desde que se graduou, vem atuando na Área de Educação. Foi professora,e diretora de escolas públicas e Secretária de Educação de Ituberá, no interior da Bahia. Em Salvador, trabalhou no Instituto Anísio Teixeira e na Associação Educacional Sons no Silêncio, escola voltada à comunidade surda. Seus estudos universitários culminaram, com o doutorado concluído em 2016, com tese que propõe Elementos para a Formação de Políticas Públicas para o Respeito à Diversidade Sexual e de Gênero. Com pouco mais de 100 páginas, Lusco-fusco é um livro de prosa poética - intercalado com contos - que mistura realidade e ficção. É um livro lírico, ao tempo que traz também sensualidade e política, no sentido amplo da expressão, e da sua atuação como militante, desde a década de 1970.
Na capa, a releitura de um desenho de Louise de Borgeois. As belas ilustrações que dividem o livro em três partes são da criativa artista plástica baiana, Beth Sousa. Lusco-fusco já se encontra disponível no site do Amazon.