Cultura

BISPO DE CARUARU, DOM RUY LOPES, NÃO DÁ COMUNHÃO A QUEM DEFENDE ABORTO

Dom José Ruy Lopes é baiano, capuchinho menor e foi bispo de Jequié
Tasso Franco , Salvador | 17/09/2023 às 18:39
Dom JHosé Ruy Lopes é baiano e foi bispo de Jequié
Foto: RS
   O Bispo Diocesano Dom José Ruy Lopes ordenou que padres não deem comunhão aos fiéis que apoiam o aborto. De acordo com ele, apoiadores são “cumplices de assassinato”.  

"Recordai Maria Santíssima das milhões de crianças que serão assassinadas pelo aborto, que poderá entrar em vigor no Brasil, caso seja aprovado pelo Supremo Tribunal Federal nestes próximos dias. Reverendos padres, vos digo como pai e pastor. Não deem a comunhão a quem apoia o aborto. Não deem! São cúmplices de assassinatos", disse.

A declaração foi feita na sexta-feira (15), durante a celebração da Santa Missa Solene, na Catedral, em Caruaru (PE). Um vídeo, publicado nas redes sociais da Catedral de Nossa Senhora das Dores, registrou o momento. Veja:

Após repercussão, o perfil manteve o vídeo no ar, mas retirou os comentários. A decisão mencionada pelo Bispo é a respeito de uma ação de 2017 que pede a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação e que foi liberada para julgamento pela presidente do Supremo, Rosa Weber. Não foi definida uma data para a votação. 

A discussão é sobre se a mulher grávida ou quem realiza o procedimento deve responder na Justiça pelo ato. Atualmente, a interrupção é permitida em casos de estupro, risco de vida para mulher e se o feto for anencéfalo.