Cultura

BAHIAJÁ ESCOLHE A RUA DIREITA DE SANTO ANTONIO A MAIS GLAMOUR DE SSA

A mais bela rua da cidade da Bahia fica no centro histórico no Além Carmo, isto é, depois do Convento do Carmo
Tasso Franco ,  Salvador | 02/09/2023 às 10:26
Dura Direita de Santo Antônio Além do Carmo a mais bela de Salvador
Foto: OG
    A Rua Direita de Santo Antônio Além do Carmo foi escolhida como a mais bonita de Salvador pelo BahiaJá. Fica localizada como o próprio nome diz além do Carmo, isto é, do Convento do Carmo, hoje, um hotel, situado num dos bairros mais antigos da capital baiana.

  Esse topônimo é tipicamente português herdado do Reino. Em "Os Nomes das Ruas Históricas", Luiz Eduardo Dórea, explica que existem várias ruas com essa denominação em Salvador - a Rua Direita do Palácio (hoje, Chile), a Rua Direita do Colégio dos Jesuitas (na Sé), a Rua Direita da Piedade, etc.

  A Rua Direita de Santo Antônio fica à direita da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, que se situa no largo do mesmo nome com fronsitpício voltado para a Baía de Todos os Santos. Bairro dos mais antigos de Salvador surgiu no século XVII, fora dos muros Norte da cidade e após as portas o Convento do Carmo.

  O casario colonial é espetacular, hoje, muitas deles bem conservados e servindo a restaurantes, galerias de arte e pousadas. Houve época em que o bairro de Santo Antônio era o coração social da cidade. Depois aconteceu um longo período de degradação, onde muitos casarões foram abandonados e alguns destruídos pelo tempo. 

  Hoje, digamos assim há uns 20 anos, existiu um movimento de retorno ao bairro e muitas casas foram adquiridas por pessoas que querriam morar e investir no Centro Histórico de Salvador. Aconteceu uma coisa curiosa: muita gente comprou os casarões antigos abandonas e os transformou em moradias, pois, o local era bem tranquilo para viver.

  Com o passar do tempo, o local se transformou num grande atrativo turístico e a tranquilidade de morar foi para o espaco com a instalação de bares, restaurantes, galerias, etc, com milhares de pessoas visitando esses locais durante toda a semana. Nos finais de semana virou o que os baianos chamam de "inferno", uma muvuca geral.

  As casas que ficam na parte oeste da rua têm uma localização privilegiada pois estão penduradas sobre o talude que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa e possuem uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos, com a Ilha de Itaparica ao fundo. Muitos restaurantes que se situam nesse local tem pérgolas com vistas maravilhosas para a Baía e são disputadíssimos sobretudo nos finais de semana, como o Poró, Casa da Isa e outros.

  Está instalado na Rua Direita com o Largo o Museu do Mar de Aleixo Belov com bar e restaurante. Para ir a Direita do Carmo o melhor é usar táxi. Há estacionamento na rua (lado oeste) e no largo de Santo Antônio e/ou na Ladeira do Boqueirão, mas, sempre repletos de veículos. 

  Dois grandes eventos movimentam o local acima do normal: o Carnaval e a Festa para Santo Antônio, trezena no mês de junho até dia 13. NO Carnaval e pré-Carnaval várias grupos (blocos) desfilam no Largo, Rua Direita, Cruz do Pascoal e Carmo.