Cultura

MP RECOMENDA COLOCAR NOME ANTIGA LARANJEIRAS NA ALAIDE DO FEIJÃO, PELÔ

Nome histórico da rua é Laranjeiras e Alaide teve restaurante no local por pouco tempo
Tasso Franco , Salvador | 16/08/2023 às 19:05
Alaide do Feijão em 2015 e o restaurante na Rua Laranjeiras
Foto: BJÁ
  O MP recomendou ao Município de Salvador que, dentro de 30 dias, registre na placa que identifica o logradouro com o nome de Alaíde do Feijão seja identificado, em parêntese, o nome “antiga Rua das Laranjeiras”. A recomendação leva em conta uma sugestão acatada pela maioria dos presentes na Audiência Pública, realizada em 30 de novembro de 2022. 

A recomendação propõe ainda, que no momento da análise da sanção de Projeto de Lei, que o Município avalie se houve por parte do Poder Legislativo discussão prévia com a sociedade com o intuito de garantir o acesso pleno à sociedade para opinar e decidir sobre o nome que vai se dar a um bem público. 

À Câmara dos Vereadores, o município recomendou que, no prazo de 20 dias, coloque em pauta discussão para que no momento do Processo Legislativo de tramitação de Projeto de Lei que indique alteração de nome de logradouros da cidade de Salvador, especialmente naqueles localizados em sítios históricos, atente-se para estabelecer discussão prévia com a sociedade, notadamente com os moradores da localidade em foco com o intuito de garantir o acesso pleno à sociedade para opinar e decidir sobre o nome que vai se dar a um bem público.

QUEM ERA ALAIDE DO FEIJOÃO

Alaíde Conceição começou a vender feijão e outros quitutes ainda jovem, em tabuleiro na frente do Elevador Lacerda, até se mudar para um imóvel no Pelourinho, na Ladeira de São Francisco (descida para Bx dos Sapateiros ao lado do Convento da Ordem Terceira) localidade onde permaneceu por muitos anos até se mudar para a Rua Laranjeiras. O trabalho foi herdado da sua mãe, que tinha uma banca de venda desde 1960 na Praça Cayru.

Atuante no movimento negro, ela ficou bastante famosa e recebeu em seu restaurante, políticos e ativistas relevantes. Integrava o Olodum como conselheira e faleceu em 2022 vitima de complicações da Covid, aos 72 anos de idade.