Cultura

MUSEÓLOGA HELOISA HELENE RECEBE MEDALHA DO MÉRITO NO MUSEU DO MAR

Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Museológico à Museóloga Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa (COREM 1R 0008-I)
Tasso Franco , Salvador | 15/08/2023 às 19:42
Solenidade acontece na quarta-feira, 16
Foto:

O Conselho Federal de Museologia(COFEM) e o Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R) convidam para cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Museológico, a realizarse no próximo dia 16 de agosto, a partir das 14h, no auditório Museu do Mar Aleixo Belov. Será agraciada com a medalha, a museóloga Heloisa Helena Fernandes Gonçalves
da Costa.

A Medalha do Mérito Museológico foi criada em 2004, com a finalidade de marcar a passagem dos vinte anos da Lei 7287 de 18 de dezembro de 1984, que regulamentou o exercício da profissão de museólogo no Brasil. A primeira edição da Medalha do Mérito Museológico ocorreu no mesmo ano de sua criação. A cada dois anos, o COFEM outorga a Medalha, que reconhece e valoriza a contribuição de profissionais e entidades à Museologia, aos museus e ao patrimônio.

Em sua 10ª Edição - 2022, a museóloga Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa, exdiretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, foi indicada pelo Plenário do COFEM para receber a Medalha do Mérito Museológico na categoria Personalidade Museológica. A Medalha é a honraria máxima de reconhecimento da Museologia brasileira.

Nascida em Resende (RJ), Heloisa possui uma vasta trajetória na Museologia e no Patrimônio: graduou-se no Curso de Museus do Museu Histórico Nacional em Museologia (1973) e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1984) e Doutora em Sociologia pela Université du Québec à Montréal (2000).

Tornou-se docente da UFBA em 1990, com atuação no Curso de Museologia até 2015, quando se aposentou. Participou da criação e desenvolvimento de diversos programas de pósgraduação, onde atuou: PPG-PMUS - UNIRIO/MAST; PPGMUSEU - UFBA; PPG-PC/UFSM. Em 2011 participou da criação e do desenvolvimento do Master en Gestión Cultural de la Universitat Politècnica de València.

De 2003 a 2004, foi Diretora Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), tornando-se a primeira museóloga a ocupar o cargo na autarquia. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios e distinções, em reconhecimento à sua valiosa trajetória como professora, museóloga e pesquisadora.