Cultura

MUSEU DAS FAVELAS RECEBE PRÉVIA SOBRE A FLIPELÔ

Campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura” amplia alcance do evento por diversas cidades do Brasil
Doris Pinheiro , São Paulo | 17/07/2023 às 18:38
Museu das Favelas recebe prévia sobre Feira Literária Internacional do Pelourinho
Foto: Divulgação

  A contagem regressiva para a Feira Literária Internacional do Pelourinho ( FLIPELÔ  ) teve início na tarde da última sexta-feira (14), no Museu das Favelas, em São Paulo. A campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, idealizada pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, trouxe para a capital paulista um recorte das expectativas para o grande evento em Salvador, previsto para acontecer em agosto.


O Museu das Favelas, que também recebe apoio da empresa, através do Instituto, foi o local escolhido para trazer um pouco da literatura baiana para São Paulo. O evento, pensado para ampliar a visibilidade da  FLIPELÔ   contou com a participação de Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado e Salvar o Fogo, José Inácio Vieira Mel, poeta alagoano, e Paloma Amado, autora e filha de Jorge Amado.


Para Jéssica Trevisan, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR, levar para São Paulo um debate sobre a importância da Flipelô e dos autores baianos para a literatura nacional contribui para o propósito do Grupo CCR de democratizar o acesso à cultura. “Nosso país tem dimensões continentais e promover encontros que nos permitam dar ainda mais visibilidade para um evento tão rico como a Flipelô vai ao encontro do nosso objetivo de contribuir cada vez mais para ampliar o contato dos brasileiros com diferentes momentos e expressões culturais.”


Já para a Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, a oportunidade de levar a  FLIPELÔ   para dentro do Museu das Favelas reforça a vocação do evento de ampliar cada vez mais o contato do público com obras e autores nacionais que marcaram gerações e com novos talentos que surgem a cada ano.


Durante o bate-papo, os autores Itamar Vieira Júnior e José Inácio Vieira Mel, também reforçaram a vocação da Flipelô para se tornar um grande evento de abrangência nacional. “A Flipelô é um evento extremamente importante, que possibilita aos leitores a conexão com autores e o entendimento mais profundo sobre a criação de suas obras”, destacou Itamar.

Já Paloma Amado, ressaltou a importância da Feira Literária Internacional do Pelourinho trazer para os visitantes a possibilidade de vivenciarem a Bahia e a riqueza cultural do Pelourinho.

 


E seguindo com as ações da campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, os preparativos para a Feira Literária Internacional ainda percorreram outras cidades do país. Um livro interativo com as obras de Jorge Amado e Mãe Stella de Oxóssi, autora homenageada desta edição, foi exposto em 4 aeroportos operados pela CCR, de forma itinerante: Curitiba, Goiânia, São Luís e Foz do Iguaçu. Neste ano, a Flipelô acontece entre os dias 9 e 13 de agosto.


Para saber mais sobre a Festa Literária Internacional do Pelourinho, acesse: https://flipelo.com.br/