Cultura

CONCERTO COM A ORQUESTRA AFROSINFÔNICA E DANILO CAYMMI ABRE FLIPELÔ

O concerto, com arranjos especialmente compostos, será um tributo à Mãe Stella de Oxóssi, “Mãe Stella é a homenageada na edição 2023 da Flipelô
Doris Pinheiro , Salvador | 16/07/2023 às 07:36
Orquestra Afrosinfônica e Danilo Caymmi abre FLIPELÔ 2023
Foto: Filipe Cartaxo

O Largo do Pelourinho será tomado pelo som ancestral da Orquestra Afrosinfônica, comandada pelo maestro Ubiratan Marques, e pela voz de Caymmi. Assim será a abertura da 7ª Edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ, na noite do dia 09 de agosto, quarta-feira. O concerto, com arranjos especialmente compostos, será um tributo à Mãe Stella de Oxóssi, “Mãe Stella é a homenageada na edição 2023 da Flipelô.

 

“O concerto foi todo construído e pensado nela e em toda a ancestralidade da música africana, a mãe de toda a música brasileira”, afirma o maestro Ubiratan Marques. “Vamos abrir com um xirê para Mãe Stella. Depois vamos passear por um repertório com canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi e outros músicos brasileiros, fazendo a ligação com as obras de Jorge Amado e com Mãe Stella. Isso tudo está realizado. É tudo ancestral”, pontua Ubiratan.

 

Quanto ao convite a Danilo Caymmi, o maestro ressalta que este encontro era um desejo antigo. “A Orquestra Afrosinfônica tem como missão cuidar da música afro-brasileira. Danilo carrega uma história, e é membro de uma família que inspira a todos a nós. Sempre queria esse encontro e agora temos a chance de realiza-lo na abertura da FLIPELÔ 2023. Será um encontro muito representativo. É uma soma”, diz entusiasmado.

 

Orquestra Afrosinfônica - Sob o comando do maestro Ubiratan Marques, a Orquestra Afrosinfônica é um coletivo de pessoas negras que se expressa a partir de uma abordagem decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira. A Orquestra Afrosinfônica foi criada em novembro de 2009, com o objetivo de dialogar com expressões orais identitárias brasileiras tão resistentes e marcantes quanto a música de matriz africana e dos povos originários, entre tantas outras.

 

Danilo Caymmi - Músico, cantor, compositor e arranjador. Filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmão de Dori e Nana Caymmi. Iniciou a carreira artística participando como flautista da gravação do disco “Caymmi visita Tom”, de 1964.

 

A 7ª Edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho será realizada de 09 a 13 de agosto, no Pelourinho e o lançamento está marcado para as 09h do dia 19 de julho, quarta-feira, na igreja do Rosário dos Pretos, onde haverá um café da manhã para a imprensa e convidados. A festa terá como homenageada a escritora Maria Stella Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi.


Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com a FLIPELÔ  2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR, realizada na região do CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, apoio do Governo do Estado da Bahia, da ITS Brasil e apoio de mídia da Rede Bahia, IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.


A FLIPELÔ mais uma vez promoverá uma ampla programação de forma inteiramente gratuita e para todas as idades. Confira o que vai acontecer:


Mesas de Debate, bate-papo e rodas de conversa com escritores locais, nacionais e internacionais, lançamentos de autores independentes e debate na Vila Literária, Espaço Infantil, Espaço da Inclusão e Espaço da Sustentabilidade com diversas atividades, Espaço das Editoras Baianas, slams, saraus e Terreiro da Poesia, oficinas com ações formativas, Merendas de Dona Flor no Largo do Pelourinho, espetáculos de música e teatro. Rota Gastronômica Amados Sabores, com a participação de bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico, Rota das Artes com exposição de obras de arte de artistas visuais que vivem e têm ateliês no local, Mostra de fotografias Amados Olhares, Rota dos Museus, FLIPELÔ +, que reúne instituições e empresas e desenvolverá uma programação própria. A Estação de Metrô do Campo da Pólvora será mais uma vez ativada com a ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ - disponibilizando vans que farão o traslado gratuito da estação até o Taboão e os estacionamentos da região irão praticar uma tarifa especial durante os dias de programação.