Cultura

A HISTÓRIA DOS BAIRROS DE SERRINHA - 32: NINHO DO POETA, EM FORMAÇÃO

Loteamento ainda não conseguiu a aprovação da Câmara como bairro, mas pretende se desligar do bairro dos Treze
Tasso Franco ,  Salvador | 05/07/2023 às 10:24
Loteamento Ninho do Poeta luta para ser bairro
Foto: BJÁ

  O bairro Ninho do Poeta é o noviço de Serrinha. Na real, ainda não foi oficializado pela Câmara de Vereadores como bairro, embora seja chamando assim. A rigor, SE trata de um loteamento com ruas e quadras que ganharam identidade, dez no total, relacionadas na gestão Osni Cardoso e agregadas ao bairro Treze, de acordo com a lei 794/2009, assinada pelo prefeito em 11 de junho de 2009.

  Surgiu neste século graças a um loteamento realizado por Samuel Nogueira Filho de uma área que pertencia à sua família no lado oposto a Fazenda Bela Vista onde residiu Samuel Nogueira, seu pai, onde nasceu o bairro da Santa a partir dos anos 1950. 

 Essa grande área da família Nogueira onde moravam Samuel e Miguel, este médico, personalidade admirável que tinha consultório na antiga Rua Direita, gostava de usar terno de linho branco e subia a ladeira para a Bela Vista andando de costa, foi praticamente dividida ao meio com a implantação da BA-411, a estrada para Barrocas no governo de Jaques Wagner, em 2010. 

 Na área a margem esquerda de quem segue para Barrocas ainda há a propriedade de Samuel Nogueira Filho, hoje, um sitio, e no fundo dessa área nasceu o loteamento Ninho do Poeta, certamente inspirado por Samuel que é poeta e autor de vários livros, hoje, desdobrado em Ninhos 1,2,3 com várias residências já construídas mas ainda sem uma infraestrutura de calçamento nas ruas.

 Pela lei 794/2009, a Prefeitura nominou uma rua que passou a se chamar de Aluízio Carneiro da Silva, na ladeira que desce da BR-411 até a fazenda da família Aluizio Carneiro; rua professora Rainilda Araújo, antigas quadras A e B do loteamento Ninho do Poeta; rua padre Nicásio Fernandes Pozuelo, antigas quadras C, D e E; rua Emiro da Cruz, quadras F e G; Manuel Nunes quadras H, I e J; padre Luís Ademir Ferreira, quadras K e L; rua Nossa Senhora da Anunciação, quadras F e E; rua Maria Pia de Jesus, quadra F; rua José Martins dos Santos, C e D; e rua Alfredo Mota, C.

 No que se chama bairro Ninho do Poeta sequer há uma praça e na última visita que fiz ao local havia muita lama nas ruas e buracos diante das chuvas dessa temporada em Serrinha. Ainda assim, conversei com alguns moradores que se dizem satisfeitos com o local onde residem, arejado, com bela vista para a cidade e distante 1 km do centro, percurso que os moradores fazem a pé. Os moradores não gostam de serem relacionados ao bairro dos Treze.

 Bem para os alunos que estudam no Colégio Rubem Nogueira, na Escola Normal e/ou no CEFET a distância passa a ser bem maior entre 2.5 a 5 km o que exige, ao menos, o uso da bicicleta, mas muitos vão andando.
 O bairro, portanto, ainda está em formação, necessita de uma lei aprovada pela Câmara e só tem área para crescer a Oeste, uma vez que ao Norte a divisa é a BA (estrada para Barrocas e logos depois o bairro da Santa), ao Sul faz divisa com o bairro dos Treze; e a Leste com a Bomba. Ainda assim, a Oeste, são sítios e fazendas, uma delas já próximo do Morro Guarani da família do ex-prefeito Aluízio Carneiro da Silva.

A ESTRADA PARA BARROCAS

A antiga estrada para o distrito de Barrocas - desde a década de 1990, município e cidade - tinha seu trajeto atravessando sobre a barragem da Bomba e seguindo a esquerda do morro Guarani na direção do Cantinho até a sede do distrito e mudou seu trajeto no final da década de 1990 saindo de Serrinha a partir da baixa da Bela Vista e seguindo à direita do morro Guarani, Cajueiro até Barrocas.

Entre 2005 e 2010 estava abandonada e esburacada quando o prefeito de Barrocas, Almir de Maciel, juntamente com o vereador Pimba de Ziza reivindicaram e conseguiram junto ao governador Jaques Wagner recuperar e asfaltar os 18 km da estrada, obra que que ficou a cargo da Leão Engenharia e foi inaugurada em 2011. Quem também trabalho politicamente .

A obra foi inaugurada em 21 de junho de 2010 pavimentada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com investimentos de R$ 9 milhões. Fizemos uma estrada para durar, com asfalto de primeira. Em todo o estado já são 4 mil quilômetros de estradas reconstruídas ou em reconstrução e outros 10 mil onde fizemos tapa-buracos e intervenções de melhorias”, disse Wagner na época.