Cultura

ACADEMIA LETRAS BONFINENSE NO BI DA INDEPENDÊNCIA, p LILIANA PEIXINHO

Liliana Peixinho- Jornalista, ativista humanitária, Especialização em Jornalismo Científico, Meio Ambiente e Cultura. Membro fundador da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim
Liliana Peixinho , Salvador | 28/06/2023 às 20:43
Salve o 2 de Julho
Foto:

 Entre as atividades comemorativas dos 200 anos da Independência do Brasil a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim participa, dia 29 de Junho de 2023, na ALB- Academia de Letras da Bahia, em Salvador, da Sessão Solene que marca o reconhecimento histórico do dia 2 de Julho de 1823, como a verdadeira data da Independência brasileira .

Cerca de 70 representantes de Academias de diversos municípios do estado da Bahia confirmaram presenças ao evento comemorativo de lutas históricas. O presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, ressalta a importância histórica do evento: " Os acadêmicos baianos assim afirmam seu compromisso com os ideais de liberdade e democracia que inspiram os heróis e os levaram ao triunfo na grande efeméride".

O professor é pesquisador Hendrik Kraay, do Departamento de História da Universidade de Calgary( Canadá), estudioso do tema, fará a conferência " A festa negra: escravizados, africanos e afrodescendentes na comemoração do 2 de Julho, 1824- 1888".

O confrade Jackson Santana, presidente da ACLASB- Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, informou que a instituição bonfinense estará representada, durante a solenidade acadêmica, pelos membros, os confreires Helio Campos e Rafael Carneiro, e a confreira, jornalista Liliana Peixinho, membro fundadora da ACLASB, além da convidada Raquel Carneiro Agrela.

Fundada em 1991, pelo professor Paulo Machado, nesses mais de 30 anos de fundação, o atual presidente, Jackson Santana reforça o papel da instituição através de mobilização, Articulação e comunicação com a sociedade.

A ACLAB integra diversos coletivos como a RICA - Rede de Integração Cooperativada das Academias de Letras da Bahia, o ELBA - Espaço da Literária Baiana, a ALB e outros coletivos sociais com ações que aproximam, dinamizam e difundem o papel das Academias de Letras da Bahia para promover a integração e divulgação das ações culturais, educativas que impulsionem iniciativas comunitárias.

Para a confreire Maribel Barreto, membro da coordenação da RICA a presença das várias Academias no evento representa um avanço na busca da integração e cooperação entre escritores e intelectuais baianos, de forma amistosa e fraternal.

A jornalista Liliana Peixinho observa que coletivos acadêmicos como.a RICA, a ELBA, ALB e outros tem inovado na forma de trabalho com integração permanente, itinerante e voluntária na promoção de objetivos para " favorecer a interlocução e o diálogo entre os acadêmicos.

Recentemente, dia 18 de maio de 2023, a ACLASB lançou o programa " Cidreira Literária ", com a presença do convidado, o premiado escritor Roniwalter Jatobá, Prêmio Jabuti, que levou aos confrades e confreiras seu apoio para propostas que estimulem os processos de escritor e leitura na Academia, nas escolas e espaços comunitários.