O lançamento da primeira edição do livro ”Salvador Tem Muitas Histórias” foi um enorme sucesso. Todos os exemplares foram esgotados em menos de 10 dias, sinalizando assim o interesse do público nas histórias da nossa cidade. Isso motivou o autor, Adson Velho de Brito, a fazer a segunda edição, que será lançada no próximo dia 17 de junho, às 18h, na Livraria do Glauber, na Praça Castro Alves.
Durante o lançamento da segunda edição o público será recepcionado pela lendária e misteriosa personagem a “Mulher de Roxo”, que será interpretada pela atriz Sofia Bonfim, que distribuirá fitinhas do Bonfim para os presentes. A atriz fará uma leitura dramática da história da “Dama da Rua Chile”. O ator Alexandro Beltrão recitará trechos do livro, como “Uma Fitinha e Três Pedidos”, “A Praça Castro Alves é do Povo” e “Clarindo Silva, o Rei do Pelourinho”. O autor, Adson Brito do Velho recitará uma outra passagem do livro, “Cid Teixeira, o Senhor História”, em homenagem ao grande professor Cid Teixeira (1924-2021). E o cantor Adelmo Fernando fará um pocket show voz e violão, embalado por canções do baiano Raul Seixas.
Com a chegada da 2ª edição houve uma pré-venda para baianos que moram fora da capital - Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus e Amélia Rodrigues -, em outros estados - Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte -, e também em outros países - Portugal, Espanha, Itália, França, Argentina, Peru e Angola, que buscam, além do conhecimento, matar as saudades da terrinha.
No lançamento da primeira edição o público compareceu em peso, ávido em conhecer as belezas e mistérios da velha Salvador. O que chamou a atenção no dia foi a presença de muitos taxistas que rodam em Salvador e que transportam turistas, e viram a necessidade de ler o livro para passar informações seguras aos que visitam a nossa cidade. Todos os exemplares da primeira edição oram vendidos apenas na cidade de Salvador.
O livro
Com 88 páginas, o livro ”Salvador Tem Muitas Histórias” é dividido em pequenos tópicos que despertam, ainda hoje, a curiosidade das pessoas moradoras da cidade ou não. São 55 tópicos, tais como “Senhor do Bonfim não é o padroeiro da cidade de Salvador”, “Maria Odília, a primeira médica negra do Brasil, era baiana”, “A origem das fitinhas do Bonfim”, “O picolé da Capelinha”, “Mário Gusmão, o primeiro ator negro da Escola de Teatro da UFBa”, dentre outras curiosidades históricas. Em sua primeira edição, o livro “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores, Brasília, DF), tem composição de capa de Pedro Henrique Ribeiro de Souza, fotos de Fael Brito e prefácio de Clarindo Silva.
O autor
Adson Brito do Velho, 56 anos, é baiano de Salvador, nascido no bairro onde mora até hoje, Cidade Nova. Professor, licenciado em Filosofia, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), formado em Psicologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é especialista em Neuropsicologia, pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC). Concursado em História pela Rede Estadual de Educação da Bahia, leciona desde 1999 no Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira, em Salvador. É formado em Técnico de Turismo (1986), pelo Colégio Estadual Severino Vieira, em Salvador. Escreveu diversas obras teatrais (não publicadas em livros, mas encenadas), tais como “Almas Acorrentadas”, “Diários de Psicopatas”, “A Mulher de Roxo e Outras Histórias da Bahia” e “A Vingança do Padre”.
Lançamento da segunda edição do livro “Salvador Tem Muitas Histórias”
• Autor Adson Brito do Velho.
• Data 17/06 (sábado)
• Horário 18h às 20h
• Local Livraria do Glauber, Cine Glauber Rocha, Praça Castro
Alves, Centro, Salvador.
• Valor do livro R$ 50,00.
Fotos – Fael Brito