Cultura

VILA CULTURAL DO BONFIM PROMOVE EXPOSIÇÃO SANTOS JUNINOS EM SSA


Evento vai reunir obras de nove artistas, além de programação gastronômica e de shows
Tasso Franco , Salvador | 01/06/2023 às 18:39
Durante todo o mês
Foto:
  
O Projeto Cultural Vila Criativa volta a promover pelo sexto ano a exposição “Santos Juninos”, reunindo o trabalho de nove artistas plásticos, com obras que retratam a tradição e a religiosidade dos santos comemorados no mês de junho: Santos Antônio, São João e São Pedro. O objetivo é resgatar as origens e tradições do povo nordestino, suas representações regionais, memória e valorização do patrimônio artístico e cultural em suas diversas linguagens. O evento foi iniciado no dia 1º de junho e segue até o dia 30.

A organizadora do evento é a produtora cultural Simone Reis. Segundo ela, o objetivo é promover o diálogo entre as artes, tradição e cultura popular, mostrando o trabalho de artistas entusiastas dos fazeres da fé. “No nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e têm enorme importância para comunidades católicas e mesmo de cultos afro-brasileiros. É a fé retratada de forma artística”

A exposição contará com a participação dos artistas: Américo Azzevedo, Cláudia Lima, Alessandra Pereira, Luís Paixão, Thiago Porto, Mário Edson, Mirinha Leal, Irlândia Mercês e Jerônimo Freitas. A programação contará ainda com Reza (Tríduo) de Santo Antônio, dias 11 a 13, a partir das 9 horas; Arrasta Pé da Vila Criativa, dias 02 (com Tenilson Gonzaga) e 09 (Forró da Raquel) às 19 horas e dia 11 (Tenilson Gonzaga), às 12 horas. Será realizado ainda um ofertório Sertanejo, com a participação de Mônica Millet, dia 10, às 19 horas e o evento Liga do Samba Junino, com um menu de feijoada, dia 13, a partir das 12 horas.

O público contará ainda com a opção de comida regional no Espaço de Artesanato e Gastronomia Vila Criativa, que servirá pratos como sarapatel, maniçoba, carne do sol, bolos aipim, carimã, mingau milho, mungunzá, amendoim , milho assado, além do tradicional licor.


Os Santos

Acredita-se que a tradição das festas juninas tenha origem no século XII, na França, com a celebração dos solstícios de verão, véspera do início das colheitas. No hemisfério sul, na mesma época, acontece o solstício de inverno. Como aconteceu com outras festas de origem pagã, esta também foi adquirindo sentido religioso introduzido pelo cristianismo, trazido pela igreja católica ao Novo Mundo.

A comemoração das festas juninas é certamente herança portuguesa no Brasil, registra-se 400 anos, acrescida ainda dos costumes franceses que a elas se mesclaram na Europa. O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, Festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João; e 29 de junho, São Pedro.

Santo Antônio nasceu em Lisboa. Segundo os portugueses, a ação de Santo Antônio era fundamental na guerra e seu nome funcionava como arma contra perigos imbatíveis. No Brasil seu papel de militar foi importante, também, dadas as inúmeras guerras e revoltas durante as quais era invocado. Atualmente, Santo Antônio já não é mais cultuado como militar e sim, como casamenteiro e deparador de coisas perdidas.

A Festa de São João relembra São João ou João Batista, primo de Jesus, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão. Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor. São Pedro é conhecido como o guardião da porta do Céu. O Apóstolo, fundador da Igreja Católica, é considerado protetor das viúvas e dos pescadores, e é festejado no dia 29 de junho.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO SANTOS JUNINOS

Serviço

Exposição Santos Juninos

Local: Espaço Cultural Casa dos Romeiros, ao lado da Igreja do Bonfim

Data: 01 a 30 de junho, das 9 às 18 horas

Artistas participantes: Américo Azzevedo, Cláudia Lima, Alessandra Pereira, Luís Paixão, Thiago Porto, Mário Edson, Mirinha Leal, Irlândia Mercês e Jerônimo Freitas.

Programação de eventos:

Reza de Santo Antônio, dias 11 a 13, a partir das 9 horas

Ofertório Sertanejo, com a participação de Mônica Millet, dia 10, às 19 horas

Arrasta Pé: dia 02, 19h Tenilson Gonzaga; dia 09, 19h, Forró da Raquel e dia 11, 12h Tenilson Gonzaga

Liga do Samba Junino, com um menu de feijoada, dia 13, a partir das 12 horas.

Realização: Vila Criativa – Espaço Cultural e Gastronômico