Cultura

CONHEÇA AS REGRAS DE ETIQUETA PARA A POSSE DO REI CARLOS DA INGLATERRA

Chapéu, segundo o código de vestimenta real britânico, é obrigatóriio para as mulheres
Da Redação , Salvador | 04/05/2023 às 10:20
   
Enquanto ainda reinava, não era raro ver algum meme sobre a cor de alguma roupa usada por Elizabeth II. Os tons chamativos tinham uma função  de segurança, permitindo que a soberana fosse facilmente identificada pela sua equipe.

As cores vibrantes também contribuíam para que os súditos a vissem a uma grande distancia. Elizabeth usou tantas cores que foi apelidada de Rainha Arco-Íris (Rainbown Queen). 

Outro item amplamente usado pela soberana tem uma questão mais prática do que estética. É papel da realiza cumprimentar inúmeras pessoas, então, as luvas acabam sendo uma barreira de higiene e fazem parte do código de vestimenta. 


Chapéus e Tiaras 

O chapéu, segundo o código de vestimenta real britânico, é um acessório obrigatório às mulheres da realeza em eventos formais ou ocasiões especiais. A regra é anterior à década de 1950, quando não era de bom tom uma mulher mostrar os cabelos em público. 

Mas até o cumprimento dessa regra precisa respeitar outra regra: é proibido usar chapéu depois das 18h. Neste caso, ele cedem lugar às tiaras, que só podem ser usadas por mulheres casadas, em eventos formais e internos, e nunca ao ar livre. 

Roupas pretas são obrigatórias nas bagagens

Em 1952, a então princesa Elizabeth estava em viagem com o príncipe Phillip ao Quênia, quando foi informada sobre a morte do próprio pai. Elizabeth voltou as pressas para a Inglaterra, mas não pôde desembarcar imediatamente do avião, pois não tinha uma roupa preta em sua bagagem. 

Como o luto da Família Real não é feito com privacidade, não seria correto a rainha descer do avião sem demostrar o pesar pela morte do próprio pai. Ela só pôde desembarcar depois que um assessor real lhe entregou uma roupa adequada. Desde então, todo membro da Família Real viaja com uma peça da cor, mesmo que o preto esteja vetado do dia a dia. 

Regras de etiqueta
Talheres e conversas à mesa

Em um jantar com o monarca, todos podem comer enquanto ele estiver comendo, mas, no momento que ele der a última garfada, todos devem soltar seus talheres. Já sobre as conversas, Elizabeth tinha uma regra: primeiro, a rainha falava com quem estava à sua direita e, após o segundo prato, com quem estava à esquerda. 

Sem frutos do mar fora de casa

Os membros da Família Real não podem comer frutos do mar fora de casa. Há uma grande preocupação da realeza com a qualidade desse tipo de alimento, que é capaz de provocar reações alérgicas.

Mulheres da realeza não sentam com as pernas cruzadas

Nada de um joelho em cima do outro. Uma mulher da realeza deve sempre manter os joelhos unidos ao se sentar. Caso ache mais confortável cruzar os tornozelos, também é adequado. Essa regra existe para prevenir cliques reveladores. 

O Rei Charles III não escolhe suas roupas

O hábito começou na juventude e virou protocolo. Charles não escolhe o que vestirá, mas, dependendo do humor, sugere cores de gravatas que gostaria de usar. 

O que a família real não pode fazer?
Casais não podem demonstrar afeto em público

Não existe um protocolo oficial que proíba manifestações públicas de afeto, mas esses momentos são muito raros. De acordo com especialistas reais, isso se deve em grande parte ao fato de a realeza reconhecer que está representando a monarquia britânica em público e que precisam manter um senso de profissionalismo.

Neutralidade política

Não existe lei que proíba um membro da realiza de votar, ou até mesmo se candidatar a cargos públicos, mas isso é considerado inconstitucional. Espera-se da Família Real uma neutralidade política. Por isso, eles não falam publicamente sobre o assunto. 

A linha de sucessão não pode viajar junto 

Antes da morte da bisavó, Elizabeth II, o pequeno George ainda era autorizado a viajar de avião com o pai, o príncipe William. Mas essa regra deve mudar, agora que ele é o segundo na linha de sucessão. A regra vale para o seu pai, que não pode viajar no mesmo avião do rei Charles, e existe para evitar que um acidente aéreo mate muitos membros da linhagem real. 

Crianças não usam calças

Os meninos, futuros príncipes e duques, sempre vão aparecer em público de bermuda, e existe um motivo para isso. De acordo com a tradição, as calças só são permitidas para quando eles forem suficientemente maduros. 

Desrespeitar a regra poderia aproximar os meninos dos jovens suburbanos, mesmo que o príncipe George já tenha sido visto de calças uma vez, o que torna isso bem raro. 

É proibido tirar selfies

Nem selfies ou autógrafos. Como o príncipe Harry disse uma vez, elas são consideradas "ruins". Se alguém da realeza tirar essa foto em sua vida privada, ele as mantêm para si mesmos. Selfies com o público também são uma ocorrência rara e normalmente tendem a ser toleradas apenas pela safra mais jovem da realeza. Já os autógrafos são vetados, para não existir a chance de falsificação da assinatura de alguém da família.