Bairro boêmio e querido da cidade do Salvador um dos mais antigos
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
25/03/2023 às 13:44
Bairro nasceu a partir de uma aldeia de Tupinambás
Foto: BJÁ
O jornalista Tasso Franco gravou hoje mais um video para seu canal do YouTube (Sêo Franco) sobre a história do bairro do Rio Vermelho, em alusão aos 474 anos da cidade do Salvador, a ser comemorado no próximo dia 29 de março.
Trata-se de um dos bairros mais antigos da cidade originário de uma aldeia de tupinambás que vivia nas proximidades do rio Camurujipe (Rio Vermelho) na época da colonização piscoso e de águas limpas. Hoje, é um esgotão.
O bairro na atualidade é da classe média com algo em torno de 15 moradores e tem uma das colônias de pesca mais famosas da cidade com registro de quase 100 embarcações e uma comunidade imensa que vive da pesca marinha e promove uma das festas populares mais concorridas de Salvador, o 2 de fevereiro, louvação a Iemanjá.
Na realidade, são duas colônicas - uma a esquerda da igreja de Santana, na praia da Paciência; e uma outra, a esqueda da Vila Caramuru, na margem do Camurugipe.
O Rio Vermelho é conhecido e badalado por ser o bairro boêmio da cidade, pero não tem uma zona rosa como em Bogotá e Lisboa. Famoso, também, por ser o bairro em que viveu Jorge Amado e sua esposa Zélia Gatai, na Rua Alagoinhas, onde, hoje, há um museu.
Veja a gravação de Sêo Franco no seu canal do YouTube e inscreva-se neste canal. São 125 videos de cultura para os internautas.