A CCR Metrô Bahia, junto com a Lado B e o COLECULT, vai realizar a Exposição "Maltas de Saia", idealizada pela Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis. A iniciativa acontece na estação Campo da Pólvora do Metrô, entre os dias 23 de março e 24 de abril, em celebração ao mês da mulher e ao dia internacional das tradições das raízes de matrizes africanas e ao combate à discriminação racial, ambos comemorados em março.
Quem passar pelo local vai conhecer um pouco da história da presença feminina na capoeira e o protagonismo da mulher no combate ao preconceito racial e ao machismo. Os visitantes vão conferir também fotografias e algumas curiosidades sobre as atuais mestras de capoeira de Salvador, região metropolitana e cidades do interior da Bahia.
"A CCR Metrô Bahia celebra e apoia sempre iniciativas que fomentam o legado cultural de mulheres, principalmente das mestras de capoeira, fundamentais mantenedoras da tradição de matriz africana e importantes agentes de combate aos preconceitos racial e de gênero", enfatizou Rodrigo Rainer, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Responsabilidade Social da CCR Metrô Bahia.
"As protagonistas de "Maltas de Saia" possuem grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres tradicionais e têm vida e obras voltadas para a capoeira, além do reconhecimento público das ações por elas desenvolvidas onde vivem e/ou atuam", explica a coordenadora do projeto, Franciane Simplício, professora/pesquisadora de capoeira mais conhecida como Bisonha.
"A exposição será um importante meio de difusão da memória e promoção do trabalho dessas mulheres e seus legados culturais", frisou a pesquisadora.