Cultura

NESTOR MENDES JR LANÇA "BAHÊA MINHA PAIXÃO" NO SUL DO ESTADO, 17 E 18

Dia 17 em Itabuna e dia 18 em Ilhéus
Tasso Franco , Salvador | 17/03/2023 às 11:12
Hoje, em Itabuna
Foto: DIV


O livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, do jornalista baiano Nestor Mendes Jr., com apresentação de Mário Kertész, será lançado em Itabuna, na próxima sexta-feira, 17 de dezembro, no Araújo’s Bar & Restaurante – a partir das 18h, patrocinado pela Embaixada Bahia Sul. No dia seguinte, 18 de março, a convite da Embaixada Bahêa de Ilhéus, a obra será lançada em Ilhéus, a partir das 14h, no Acarajé Popular do Pontal, antecedendo ao segundo jogo da semifinal do Campeonato Baiano, Bahia x Itabuna.

“Estamos convidando jogadores, ex-jogadores e seus familiares, da região Sul da Bahia para o evento e para que também autografem os exemplares, nesta festa literária do Tricolor. Uma das figuras que sentiremos falta é Leo Briglia, primeiro campeão do Brasil, em 1959, e que nos deixou em 2016. Mas, faço questão que a família Briglia esteja presente no lançamento, assim como a de outros ex-jogadores do Bahia”, convida o autor.

Com 320 páginas, capa dura, no formato 28,5 x 28,5, o livro conta a saga do Esporte Clube Bahia desde a sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, até a temporada de 2021, quando o clube completou 91 anos de existência. “O projeto gráfico é do designer Alan Maia; a capa é de Fábio Domingues (do BBMP!), sobre belíssima foto de Ulisses Dumas. A obra está dividida em nove capítulos, abarcando a história da fundação, as 90 temporadas de 1932 a 2021, os títulos brasileiros de 1959 e 1988, os grandes rivais, os grandes jogos, a torcida – subdividido com as histórias do hino e do manto tricolor – e o último capítulo, o nono, dedicado à luta pela democracia”, explica Mendes Jr.

Além disso, o livro também apresenta textos exclusivos do Mestre Evaristo de Macedo – o primeiro artigo escrito por ele sobre a conquista de 1988; dos publicitários e escritores Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Marcelo Simões; dos jornalistas Carla Bahia e Antônio Matos; de um dos líderes pela democracia no ECB, Fernando Jorge Carneiro; do advogado Pedro Barachisio Lisboa; do escritor Aramis Ribeiro Costa; do ex-diretor da CBF e presidente mais jovem do Conselho Deliberativo do Bahia, Virgílio Elísio da Costa Neto; do médico e expert em camisas tricolores, Ruy Guimarães Botelho; e do músico e escritor Manno Góes.

LIVRO NOVO

“A princípio, ‘Bahia, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil’ seria uma atualização do nosso primeiro livro sobre o clube – ‘Bahia Esporte Clube da Felicidade: 70 Anos de Glórias’ –, lançado em 2001, mas resolvi reescrevê-lo todo e é, portanto, uma obra nova. As temporadas, de 1932 a 2021, estão todas esmiuçadas e detalhadas; existem mais perfis dos jogadores e a nossa fanática torcida está mais presente e exuberante, com foco na novíssima turma tricolor. O ex-senador ACM Junior, por exemplo, cobrava mais informações e mais destaque sobre as excursões à Europa, em 1957 e 1960 – verdadeiras epopeias – que, agora, estão contempladas. Há muito mais fotos e muito mais informação de qualidade. A bibliografia é também mais extensa, porque, em mais de 20 anos, a literatura sobre o ECB, e também sobre o futebol, só fizeram aumentar”, conta Mendes Jr., que, em novembro de 2014, lançou “Nunca Mais! – 25 anos de Luta pela Liberdade no Esporte Clube Bahia”.

SOBRE O AUTOR

Apaixonado pelo Esporte Clube Bahia, Nestor Mendes Jr. nasceu em São Sebastião do Passé, Bahia, em 27 de novembro de 1962. Formado em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia, e em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, trabalhou em diversos veículos de comunicação da Bahia, como A Tarde, TV Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Bahia Hoje, Rádio Sociedade, Rádio Educadora e como repórter free lancer do Jornal do Brasil. Já autuou no marketing político de 18 campanhas eleitorais. É autor de “Elixir”, de 1984; “Bahia Esporte Clube da Felicidade – 70 Anos de Glórias”, de 2001; e “Nunca Mais! – 25 anos de Luta pela Liberdade no Esporte Clube Bahia”, de 2014.