Plêmica na entidade após declarações de Vovô ao blog do Marrom
Tasso Franco , Salvador |
02/03/2023 às 17:42
Vovô do Ilê e a nota da entidade
Foto: André Frutuoso
Desde a sua fundação, na década de 1970, o Ilê Aiyê, só permite a entrada de pessoas pretas em seus desfiles. Conforme publicou o jornalista Osmar Marrom Martins, do jornal Correio, a informação foi confirmada pelo próprio presidente da agremiação da Senzala do Barro Preto, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô.
A mudança acontece no mesmo ano em que é celebrado o aniversário de 50 anos do Ilê. A expectativa do dirigente, apurou Marrom, é de que mais pessoas possam apoiar a iniciativa – não apenas durante a folia mas durante todo o ano.
Devido à forte repercussão sobre a flexibilização da entrada de brancos no Ilê Aiyê, o presidente Antônio Carlos dos Santos, Vovô, em reunião com a diretoria desistiu da ideia.
Às 14h30 desta quinta-feira (02) o bloco divulgou nota em suas redes sociais explicando o pensamento e a decisão de retroceder na ideia.
Ao levar a imagem e a ideologia do bloco Ilê Aiyê para o mundo nos últimos 49 anos, o presidente da entidade Antônio Carlos Vovô tem plena certeza do quanto a história e a luta do Ilê Aiyê revolucionaram e vem revolucionando a mentalidade de pretos e brancos do Brasil e de fora dele. Dessa consciência e vivência surgiu a reflexão sobre um dia atender os inúmeros pedidos de brancos que gostariam de desfilar no Ilê Aiyê, e esse é o pano de fundo para as últimas declarações dadas por Vovô para o podcast Bahiacast e para a Coluna de Marrom.
A atenção a esse tema, porém, não se sobrepõe à consciência que a diretoria do bloco Ilê Aiyê tem sobre a importância do seu papel, da sua luta e da sua tradição, e sobretudo acerca do compromisso de manter-se como um reduto poderoso de resistência dedicado ao povo preto no Carnaval de Salvador.
Assim, o bloco Ilê Aiyê esclarece que ao considerar tal possibilidade – que veio à tona sobretudo com a intenção de levantar a reflexão sobre um enaltecimento do bloco muitas vezes restrito ao período do Carnaval – o presidente Antônio Carlos Vovô em nenhum momento afirmou ser essa uma decisão oficial do bloco.
Em 2024, o Ilê Aiyê completa 50 anos de trajetória e, mais do que nunca, esse será o momento de honrar suas conquistas.
Os brancos serão sempre bem-vindos nas festas, shows e ensaios do bloco. Mas o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo.