Alberto Santos Dumont é um dos brasileiros mais famosos do mundo e o Parc de la Bagatelle integra o Bosque da Bolonha, em Paris
Tasso Franco , Salvador |
26/02/2023 às 11:49
Parc Bagatelle e o antigo Castelo
Foto: BJÁ
O Parc La Bagatelle, em Paris, fica no coração do Bosque da Bolonha (Bois de Boulogne) e teria sido neste sítio que Santos Dumont fez seus voos experimentais onde, na atualidade, há um descampado (área pública) que serve para prática de diversos esportes - futebol, rubgy e criket - e atividades de lazer. O acesso a área do Jardim Botânico é pago.
Alberto Santos Dumont (1873 -1932) é considerado o pai da aviação. Mundialmemte é o brasileiro mais famoso da história por ter projetado e construido, em Paris, os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch, em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6.
Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, em 23 de outubro de 1906, quando voou cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros com o "Oiseau de Proie" (Ave de Rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris, no Bosque da Bolonha.
No Parc Bagatelle - uma das áreas do Jardim Botânico de Paris, na atualidade - não há uma placa indicativa do local onde aconteceu esse voo. Já no bairro de St. Cloud, o Aeroclube da França mandou fundir uma estátua em bronze, representando o Ícaro da mitologia grega, em homenagem a Santos Dumont. Foi inaugurado em 19 de outubro de 1913. Em sua base, está escrito: “Ce monument a eté éleve par L’ Aero Club de France pour commemorer le experiénces de Santos-Dumont, pionnier de la locomotion aérienne.” (Este monumento foi erigido pelo Aeroclube da França para comemorar as experiências de Santos Dumont, pioneiro da locomoção aérea).
Durante a ocupação nazista, na Segunda Guerra Mundial, a estátua original foi removida pelos alemães e destruída para reciclar o bronze com finalidades militares. Uma réplica foi recolocada no local por brasileiros em 1952 e está lá até hoje.
Atualmente, o Parc de Bagatelle, localizado no coração do Bois de Boulogne (Bosque da Bolonha), é uma das quatro áreas do Jardim Botânico de Paris. Criado em 1775, o parque e seu castelo foram construídos em 64 dias após uma aposta entre a rainha Maria Antonieta e seu cunhado, o conde de Artois. Obras que custaram uma 'bagatela' considerada uma soma irrisória de dinheiro, mas visto com um grandeza. Daí o nome pegou;
Além de árvores gigantescas e uma flora variada, pequenas pontes, rochas, grutas, espelhos d'água e cachoeiras artificiais dão charme e romantismo ao local. O visitante admira especialmente um magnífico roseiral de 10.000 rosas de 1.200 espécies diferentes. O parque recebe regularmente exposições e eventos e organiza concertos de música clássica no verão.
Estivemos lá - yo e a madame Bião de Jeus - em julho de 2022 e percorremos uma extensa área do parque, uma cachoeira artificial cuja água formava um laguinho repleto de patos, visitamos a sala de concertos e o roseiral. Além do que fizemos o nosso pic-nic e almoçamos no local. E não entramos no antigo castelo porque estava fechado e abriga uma escola voltada para meio ambiente.
Não há referências a Santos Dumont em Bagatelle. Sabe-se, pelo noticiário da época, que diante de uma multidão de testemunhas percorreu 220 metros a uma altura de seis metros com o Oiseau de Proie III no Vosque da Blonha. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
O título de responsável pelo primeiro voo num avião - atribuído por brasileiros a Santos Dumont - é disputado com outros pioneiros, nomeadamente os irmãos Wright. Na França, costuma-se atribuir o feito a Clément Ader, que teria efetuado o primeiro voo de um equipamento mais pesado que o ar, a aeronave a vapor Ader Éole, propulsionado por um motor a vapor de 20 CV e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de outubro de 1890, mas teve suas alegações refutadas pelo Ministério da Guerra do Exército Francês. Ao redor do mundo, pelo menos catorze nomes são citados como inventores do avião.
A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por público e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.
A história de Santos Dumont e suas invenções são extensas e envolvem, incljusive, alguns boicotes e atentados. Há dúvida se os voos de Dumont em sua maioria foram realizados em Bagatelle ou em Saint CLoud. É provável que, em Bagatelle, tenham ocorridos apenas os voos de exibições com presença do público e imprensa; e em Saint CLoud os voos experimentais e de testes.
O 14-bis ou Oiseau de Proie (Ave de Rapona) era um avião unido a um balão de hidrogênio para reduzir o peso e facilitar a decolagem.