Entenda o porque desse monumento instalado no centro de Salvador
Darana , Salvador |
11/02/2023 às 11:34
Relações Salvador/Espanha
Foto: Valter Pontes
A Praça Municipal, localizada no centro de Salvador, ganhou nesta sexta-feira (10) a instalação de um monumento em celebração ao bicentenário do Juramento da Constituição espanhola de Cádiz, fato histórico ocorrido na Câmara de Vereadores da capital baiana, em 10 de fevereiro de 1821. Uma iniciativa da Prefeitura de Salvador em parceria com o Governo da Espanha, a inauguração aconteceu durante a tarde, com solenidades que contaram com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita, Ana Paula Matos, da Embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, do Cônsul-Geral da Espanha em Salvador, Carlos Pérez-Desoy Fages, e do diretor do Instituto Cervantes de Salvador, Daniel Gallego Arcas.
Como temática central das homenagens está um dos episódios mais emblemáticos na independência do Brasil: o juramento do rei D. João VI à Constituição Espanhola de 1812. Por meio da esteira do movimento liberal espanhol, foi adotado na Bahia o texto constitucional daquele país, no ano de 1821, e implantada uma nova ordem liberal no Império luso-brasileiro. A Constituição de Cádiz forneceu preceitos liberalistas que serviram como base para os movimentos de independência do Brasil e a elaboração de constituições futuras.
O monumento passa a ser mais uma atração no circuito turístico no Centro Histórico da capital baiana, além de consolidar a parceria institucional existente entre a gestão municipal e o país espanhol.
“Este é mais um momento crucial de estreitamento das relações do Governo da Espanha com a Prefeitura de Salvador, que atuam em cooperação através de projetos que destacam e valorizam os elos culturais e históricos. Neste encontro de hoje, também firmamos um outro compromisso importante com a prefeitura: o lançamento de 50 bolsas de acesso à plataforma de ensino do Instituto Cervantes para ensino do espanhol na rede municipal”, celebrou Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador. Criada pelo Governo da Espanha, a instituição tem o objetivo de promover e ensinar espanhol, além de divulgar a cultura dos países hispano-falantes ao redor do mundo. Na capital baiana, a sede está localizada na Ladeira da Barra.
As articulações para a celebração à Constituição de Cádiz com o Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador contaram também com a participação do professor e pesquisador da Universidade de Salamanca, Jairdilson Paz Silva. “A Constituição de Cádiz foi o marco inicial de uma legislação liberal no Brasil, implementando direitos e garantias legais. É um momento em que se deseja passar da condição de súdito a cidadão, ainda que uma cidadania restringida por elementos coloniais ainda presentes na sociedade de então. O monumento inaugurado hoje é um marco importante da implantação de certas garantias constitucionais no Brasil. A adoção destas ideias liberais dá início ao nosso processo de independência do Brasil”, destaca o pesquisador.
Na noite de quinta-feira (9), o professor Jairdilson ministrou palestra aberta ao público na sede do Instituto Cervantes Salvador, como parte das celebrações em torno do marco histórico entre Salvador e Espanha.