Cultura

FESTA PARA YEMANJÁ JÁ COMEÇOU NO RIO VERMELHO COM ENTREGA DE MIMOS

A expectativa é grande para o grande dia que é o 2 de fevereiro
Tasso Franco , Salvador | 01/02/2023 às 15:44
Durante todo o dia de hoje foi assim, uma romaria
Foto: BJÁ
     A centenária festa para Yemanjá, no Rio Vermelho, já começou. Hoje, véspera do grande dia 2 de fevereiro - data magna do evento - centenas de fiéis estiveram na Casa da Orixá, ao lado da Igreja de Sant'Anna, colocando presentes nos balaios e outras pessoas levando-os diretamente ao mar em embarcações alugadas na enseada. O vai-e-vem de devotos da orixá que no sincretismo religioso é Nossa Senhora Sant'Anna foi intenso durante todo o dia e nas proximidades da colônia de pescadores há inúmeras tendas de vendas de perfumes, lavandas, fitas, imagens de santos, patuás, camisas e outros.

  As emissoras Aratu e TVE anunciam que transmitirão a festa ao vivio na quinta-feira (02). Direto do Rio Vermelho, toda a movimentação do evento poderá ser acompanhada a partir de 8h com entradas ao vivo nas programaçções. Hoje, uma equipe da TV Aratu esteve por lá durante toda a manhã.

  Considerada a maior manifestação da cultura popular dentro do ciclo de festas de Salvador para uma orixá, a celebração de Yemanjá completa 100 anos de realização pela Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. Os festejos começam ainda na madrugada com a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó, mas as oferendas são deixadas durante a semana, especialmente, hoje e amanhã.

A celebração dos 100 anos da tradicional festa de Iemanjá vai contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (dia 2). Sua visita à Casa de Iemanjá, na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, está prevista para as 6h. Este ano, o Governo da Bahia participa da festa, com ações integradas das secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Cultura (Secult), de Políticas para as Mulheres (SPM), do Meio Ambiente (Sema) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), até o dia 3 de fevereiro.

Serão promovidas ações conjuntas de valorização da festa que celebra a divindade do candomblé e da umbanda, acompanhadas de campanha de conscientização ambiental. As secretarias do Governo do Estado irão atuar em pontos estratégicos do bairro do Rio Vermelho, com o tema ‘Agô, Iemanjá’, saudação em iorubá que significa pedir licença ao orixá. Um posto avançado de atendimento aos turistas vai funcionar no Freeshop, na Rua João Gomes, com a realização de uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes e a distribuição de flores brancas, como oferendas à Rainha do Mar.