Cultura

A HISTÓRIA DOS BAIRROS DE SERRINHA, CAP 9: CIDADE NOVA CINQUENTENÁRIA

O bairro propriamente dito nasceu com o prefeito Aluizio Carneiro
Tasso Franco , Salvador | 11/01/2023 às 09:22
Jornalista TF na Praça Aluizio Carneiro ao fundo a Paróquia do Bom Pastor
Foto: Selfie
  O bairro da Cidade Nova nasceu no rastro da Transnordestina (hoje, BR 116 Norte) a estrada getulista inicialmente chamada de Estrada Federal Getúlio Vargas que saía de Fortaleza e ia até Jaguarão, no Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai. O trecho entre Serrinha e Feira - 65 km - um retão encascalhado cortava Santa Bárbara, Matão, área hoje conhecida como Baú, a cabeceira Sul do Campo de Aviação (área ocupada pela antiga fábrica de calçados Via Uno), o eixo principal da hoje Cidade Nova (Avenida ACM), Praça Luís Nogueira, Rua Direita, Av Manoel Novaes, bairro da Rodagem. A estrada foi inaugurada em 1933.

  Dois importantes equipamentos foram construídos nos arredores do futuro bairro da Cidade Nova, o Açude do Gravatá que data do início do século XX, na gestão do baiano Miguel Calmon du Pin e Almeida (1879/1935) como ministro de Aviação de Obras Públicas do governo Afonso Pena e depois Nilo Peçanha, a bacia hidrográfica de maior dimensão do município; e o Campo de Aviação construído no início dos anos 1930 para dar suporte a construção da estrada. Não consegui uma documentação deste campo - para comprovar a data de sua inauguração - mas, em 1935, as pessoas já passeavam neste local.   

  Todo esse sistema criado na República Velha (1889/1930) e depois com o governo Getúlio Vargas (a partir de 1930) era integrado - a necessidade de água porque Serrinha não tem rios nem lagoas naturais - a rodovia e a ferrovia. Com a rodovia chegaram os caminhões GM que transportavam o fumo e as peles (de bois) para a gare do trem, dos campos da Manga (Biritinga) e outros.

  O BAIRRO NASCE

  O bairro da Cidade Nova, no entanto, ao contrário do Bairro da Rodagem que vai nascer na décadas posteriores a 1940/1950, só vem se concretizar como tal no primeiro governo do prefeito Aluizio Carneiro da Silva (1971/1973) quando a BR-116 mudou de percurso e foi asfaltada, e a Transnordestina deixou de ser uma estrada de rodagem e passou a ser uma via urbana, uma vez que os ônibus, carros de passeios, ônibus e utilitários passaram a usar o novo trajeto.

  No governo Aluízio este doou a quem quisesse habitar o novo bairro (claro, beneficiando pessoas mais vinculadas ao seu grupo político comandado pelo irmão Plínio Carneiro, eleito deputado federal ligado ao governador Luís Viana Filho) uma enorme gleba ou loteamento na aba Oeste posterior ao Campo de Aviação concedendo em afloramento e depois os interessados passando escrituras públicas. A localidade então se expandiu de forma acentuada e introduziu sistema de abastecimento de água (Embasa) e de energia (com sub-Estação da Coelba).

  Assim nasce o bairro com a praça principal (o coração da localidade) intitulando-se Praça dos Municípios (hoje, Praça Aluizio Carneiro da Silva) e as ruas com nomes de cidades da região (Cidades de Araci, Teofilândia, Lamarão, Candeal etc). Nesta praça encontra-se a Paróquia do Bom Pastor, constituída em 2005, e que atende a 28 comunidades. É a segunda igreja de Serrinha (Vide quadro abaixo).

  O bairro está situado na região Leste da cidade e tem na atualidade dois eixos principais: a Avenida ACM que sai da BA-409 (ligação Serrinha-Coité) e vai até o final de linha na direção de Baú (Oeste-Leste); e a Avenida Cidade de Araci, longitudinal, na direção Sul-Norte, que saia da ACM e chega até a BR-116 Norte na altura do Posto Alto Sereno (antigo Pajuçara), onde se situa o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal com vários cursos técnicos - agroecologia, enfermagem, logística e outros - , há o Cemitério Jardim das Acácias da Loja Maçônica e um campo de futebol organizados, uma das principais áreas de lazer do bairro a céu aberto.

  Na Praça Aluizio Carneiro também há um Ginásio Poliesportivo e na rua Pitangueiras, recentemente, foi inaugurado o CEU Orlando Alves de Souza, obra do governo federal e que é administrado pela Prefeitura e tem quadra de esporte coberta, sala de informática, biblioteca e outros equipamentos de aprendizagem e lazer. A Cidade Nova, seguramente, é o bairro com maior quantidade (e qualidade) de áreas esportivas comunitárias e há, ainda, na Av ACM o conjunto Poliesportivo do Governo do Estado que já funcionou e está em reforma e ampliação e previsão de inaugurar em outubro próximo.

  A divisão do bairro é uma complicação especial, pois, existe uma confusão entre os bairros Rodoviária/Cidade Nova e Urbis I/Cidade Nova. A grosso modo, o bairro da Cidade Nova tem uma área de expansão ainda aberta na direção Leste (rumo a Baú e ao Gravatá); dois eixos rodoviários as Avenidas Cidade de Araci e ACM; um divisor a Oeste que é a BA-409 (Estrada do Sisal) e na zona Norte (onde há a maior confusão) o Shopping Serrinha, o Fórum Luís Viana, a UNEB e a Cooprim integram o bairro Rodoviária; sendo que duas dessas avenidas que cortam essa área - a Lauro Mota e a Cardeal Álvaro Augusto da Silva - tem áreas nos dois bairros; e na linha Norte a BR-116 Norte marca a divisão, embora a Avenida Lomanto Júnior, onde está o Assaí, também integre o bairro da Vaquejada mais acima.

  A Cidade Nova é um bairro estruturado (o nome deriva de uma nova cidade aparentemente separada do núcleo central de Serrinha) com todos os equipamentos que um bairro possui: supermercados, escolas, cemitério, academias de malhação, pilates, diversos centros comerciais e de beleza, bares, restaurantes, centros esportivos. Carece, no entanto, de um centro financeiro e de clínicas médicas.

É também um bairro em expansão com a construção de novas residências de excelente qualidade (especialmente nos loteamentos de Santiago da Caixa e na Vila Sancho) e novas áreas de negócios surgindo nas proximidades o Centro Empresarial Maria do Carmo e galpões empresarias na Av Lomanto Júnior no segmento adjacente ao Assaí.

  TRÊS REFERÊNCIAS IMPORTANTES

  1. O CAMPO DE AVIAÇÃO - Nasceu no início dos anos 1930 já na segunda era industrial da humanidade e traz para Serrinha um dos equipamentos mais revolucionários desse momento: o avião. Ainda que houvesse pousos e decolagens esporádicos foi um acontecimento notável e tornou-se um atrativo. Serrinha, que já conhecia o automóvel - outro segmento importantíssimo da indústria - que se modernizou a partir da II Guerra Mundial, sempre que um avião chegava na cidade dava um sobrevoo e um taxista (Jepp Willys) se deslocava para o campo usando a estrada getulista. E, nós, crianças dessa época, corríamos para o campo ver o avião. Aos nossos olhos estavam uma nova mecânica, as hélices, os painéis e um 'pássaro' que conseguia voar.

  O campo se tornou um ponto de atração turística para os serrinhenses nos anos 1930/1940 e as famílias que tinha Ford de Bigode iam passear nele. Anos depois, virou local para que as pessoas aprendessem a dirigir veículos; e mais adiante, local de 'programas' noturnos com garotas para quem tinha veículos. Desapareceu na década inicial do século XXI com as instalações da Via Uno e Irmãos Scmidt, fábricas de calçados. Ficam, hoje, as lembranças.

  2. ESTRADA DO SISAL

  A Estrada do Silva (BA-409) foi implantada no governo João Durval Carneiro (1983/1986) e substituiu a ligação antiga Serrinha a Coité, que datava de 1931 e tinha seu percurso saindo de Serrinha pelo pontilhão da Bomba e seguindo pela estrada rural Alto do Recreio, na trilha da estrada das boiadas até Chapada, Bandeaçu, Nossa Senhora da Conceição do Soité e fazenda Boi Valente (hoje, Valente). O governo Durval criou um novo roteiro a partir da BT-116 Norte pela Avenida Contorno (oficialmente, Bráulio Franco), instalando uma Rodoviária e abrindo uma nova frente de expansão da cidade com o surgimento, posteriormente, dos bairros da Rodoviária, URBIS I e URBIS II, Estádio, e demarcando a área da Cidade Nova.

  Ou seja, na margem desta estrada começa a Cidade Nova (na rótula que dá acesso a Av ACM Leste). Vale lembrar que Serrinha já foi um centro sisaleiro importante na região com algumas fábricas de encordoamento, tapetes e outros, galpões e armazéns de processamento de sisal, exportação da fibra processada, e ao longo dos anos perdeu essa posição para o eixo produtivo atual Coité-Retirolândia-Valente. A Estrada do Sisal, no entanto, abrande 20 municípios.

  3. A PARÓQUIA DO BOM PASTOR (CRIADA EM 13/02/2005

  Serrinha tem uma catedral basílica (sede de bispado) na praça Miguel Carneiro, antiga Igreja Nova; duas paróquias (igrejas) da matriz de Senhora Sant'Anna (praça Luís Nogueira) e a paróquia do Bom Pastor, na Cidade Nova. Há, ainda, centenas de capelas nos bairros, distritos e povoados. A paróquia do Bom Pastor tem um grande significado para o bairro da Cidade Nova porque há um pároco (padre) titular e um trabalho pastoral em 28 comunidades desta região, além de atender, de forma mais direta os moradores do bairro, segundo nos informa a morada Francilene Silva. (TF)

  COMENTÁRIO DA POPULAÇÃO
(Francilene Silva) Passou a ser paroquia dia 13 /02/2005 e é formada por 28 comunidades,

(Eliude Ferreira) Ótimo onde eu resido.

(Rosilene Araujo) Minha avó foi uma das primeiras moradoras da Cidade Nova.

(Antônio Santos) Hoje, Cidade Nova antes de implantar a COELBA era um campo de avião não existia nada lá.