João Jorge é advogado e mestre em Direito pela UnB
Tasso Franco , Salvador |
22/12/2022 às 18:05
João Jorge Rodrigues presidente do Olodum
Foto: REP
O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, aceitou o convite da futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, para presidir a Fundação Palmares. Baiano de Salvador nascido na Rua do Bispo no Centro Histórico da cidade é advogado mestre em direito pela UnB, produtor cultural, dirigente carnavalesco, militante do movimento negro.
Fundou ao lado de outros homens e mulheres, o bloco Olodum que desfilaria pela primeira vez no carnaval de 1980, em Salvador, e desde então faz história na Bahia e se tornou uma das principais instituições culturais do estado. Membro da diretoria desde o primeiros anos, João Jorge preside o bloco atualmente.
Ele também foi diretor da Fundação Gregório de Matos, órgão de gestão cultural da Prefeitura de Salvador, entre 1986 e 1998. Já entre 2009 e 2016, João integrou o conselho da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Filiado ao PSB e ligado à ex-prefeita de Salvador e deputada federal Lidice da Mata, João Jorge viu seu nome ser cotado em diversas oportunidades para concorrer a cargos eletivos em Salvador e no estado, mas ficou pelo caminho em todas as ocasiões.