Pioneiro no estado BahiaJá completou 5.840 edições desde sua fundação
Tasso Franco , Salvador |
08/12/2022 às 09:34
Sacerdócio diario
Foto: OG
O www.bahiaja.com.br está completando hoje 16 anos de existência. É um dos pioneiros na Bahia entre os sites e blogs desvinculados dos grandes grupos de comunicação do Estado e tem sobrevivido a todos esses anos fazendo jornalismo, o que é uma tarefa árdua uma vez que pouquíssimos são aqueles que apreciam o jornalismo como deve ser, de forma independente sem está atrelado a grupos políticos e sem bajular quem está no poder.
Sempre estamos a esperar por dias melhores na Bahia e no Brasil e diante da proximidade de 2023 com novos governos assim aguardamos que surgam brilhantes iniciativas. Sinto, no entanto, que os anos vão passando e as mudanças são poucas e certamente não alcançaremos as transformações. Paciência. Vamos seguindo até quando poder fisicamente uma vez que próximo dos meus 78 anos de idade está chegando o momento de me aposentar.
Durante todos esses anos atingimos 5.840 edições todos os dias da semana, 24 horas no ar, com matérias mais dedicadas a Bahia. O Bahia Já é pioneiro em muitas inovações no jornalismo on-line na Bahia e quando começamos, em 2006, as agências de publicidade nem sabiam trabalham ainda com banneres e as fontes jornalisticas ficavam surpresos quando falávamos em jornalismo on-line. Também ainda não existiam as redes sociais, o Facebook e o Twitter, e eram raros os videos no jornalismo.
Fomos acompanhando toda essa evolução e participando delas sem perder de vista o jornalismo, a importância da noticia, e não essa bobazeira que são as redes sociais onde todo mundo se diz e se apresenta como dono da verdade. Ultimamente, também, há em curso a praga do cancelamento e do patrulhamento. Não damos a menor atenção a esses penduricalhos. O Brasil sempre foi o país do subdesenvolvimento e do supérfluo. Agora está pior ainda.
Imginar onde vamos parar é impossível com tantos avanços tecnológios. Hoje, ao contrário das primeiras décadas do século XXI as pessoas acompanham o noticiário mais pelos iphones do que pelos computadores de mesa. A cada momento surgem novas tecnologicas como agora está em andamento o Metaverso. O jornalismo impresso praticamente morreu. Falta só sepultar os últimos vestigios que ainda restam. O sapiens virou digital e ninguém vai mais borrar os dedos de tinta para ler jornais como antigamente.
Uma coisa, no entanto, é imutável: a noticia. E é nela que centramos nossa atividade e também na área cultural. Steeve Job quando criou o iphone disse que haveria uma revolução mundial. Morreu jovem e não alcançou sua profecia em prática. Mas, qualquer pessoas pode verificar isso em todos os locais. Não se dá mais um passo sem usar um iphone. O tempo real chegou de vez e avança a cada dia com novas tecnologicas.