Cultura

FILTEBAHIA MOVIMENTA CENA TEATRAL DA BAHIA EM DEZEMBRO

A FliteBahia será realizada de 09 a 18 de dezembro
Doris Pinheiro , Salvador | 06/12/2022 às 11:44
Ações Inconclusas
Foto: Mauricio Andrades

A 14a  edição do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia - será realizada de 09 a 18 de dezembro em seis espaços em Salvador e em dois no interior do estado, retomando suas atividades presenciais e colocando em cena espetáculos e performances, realizando cursos, workshops e lançamento de publicações das artes cênicas e, como atividades paralelas, o Colóquio Internacional Cênico da Bahia - CICBAHIA e o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste - NORTEA.

O FilteBahia tem desenvolvido um trabalho continuado durante 14 anos, trazendo para Salvador as principais produções, sobretudo do teatro latino-americano, mas também de outras partes do mundo, promovendo a interação de artistas de fora da Bahia com a classe teatral soteropolitana e do interior, promovendo diálogos com mais de 150 produções nacionais e internacionais.


Este ano o FilteBahia aposta nas produções de fora da capital baiana, com a apoio da Rede de Teatro do Velho Chico, criando a Residência do Velho Chico, um projeto que visa dar continuidade ao exercício de visibilidade das produções do interior do estado e que vai propiciar a apresentação de seis espetáculos. O  FilteBahia traz também nesta edição peças de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e de duas companhias de teatro do Chile, que apresentarão quatro espetáculos.

 

O Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


Idealização - Oco Teatro e Aude Produções

Realização - Carranca Produções Artísticas

www.filte.com.br

 

O que vai acontecer no FilteBahia 2022

 

EM SALVADOR

 

Colóquio Internacional Cênico da Bahia – CICBAHIA – De 12 a 18 de dezembro - O CICBAHIA – Colóquio Internacional Cênico da Bahia festeja 10 anos promovendo um frutífero e profícuo debate sobre as artes cênicas com artistas e intelectuais nacionais e internacionais. Organizado entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba e o FilteBahia, o CICBAHIA traz este ano traz para o debate o corpo como arte, o pensar a partir do corpo, o corpo como representação de si mesmo a partir das suas memórias. Por isso o tema é “Corpos Transparentes: Pesquisa Corporificada, Pesar a partir do Corpo e o Treinamento do Ator”. Personalidades como a pesquisadora Christine Greiner e o artista indígena Wakay, refletem sobre a arte do corpo centrado em circunstâncias políticas e sociais.  


O CICBAHIA este ano atravessa o FilteBahia e será expandido, ocupando os mesmos espaços dos espetáculos e trazendo uma iniciativa nova chamada de TOK Colóquio, que consiste numa apresentação antes de cada peça,  de uma reflexão sobre a relação entre corpo e sociedade. Serão apresentadas reflexões de importantes pesquisadores e artistas nacionais e internacionais que abordam os temas referentes ao corpo. A Experiencia do TOK Colóquio colabora também para difundir conhecimentos para um público que não é universitário. É uma maneira de ultrapassar os limites da academia e dialogar com o público que vai assistir um espetáculo e se defronta minutos antes com reflexões sobre o corpo.

 

Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste – NORTEA - De 09 a 18 de dezembro - O Núcleo de laboratórios Teatrais do Nordeste – NORTEA, projeto do FilteBahia, é um espaço criado em 2012 para propiciar a interação entre os grupos teatrais da região. Em sua décima edição, o NORTEA abraça, em 2022, um importante espaço de intercâmbio entre grupos de municípios  do interior da Bahia - a Rede de Teatro do Velho Chico. Desta maneira, funda uma nova ação dentro do FilteBahia que vem para ficar: a Residência do Velho Chico, que a cada ano irá trazer para Salvador grupos de teatro do interior da Bahia para desenvolver uma residência dentro do festival, multiplicando assim diversos saberes e potencializando a produção fora da capital soteropolitana. O NORTEA acontece este ano nas Salas de Ensaio Boca de Brasa da Fundação Cultural Gregório de Matos (ao lado do Espaço Cultural da Barroquinha) e reúne grupos teatrais de Caetité, Macaúbas, Ibotirama, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães.

 

EM SALVADOR


Ações FilteBahia 2022


Dia 12 dez – espetáculo Dopamina X - Grupo Cia Ôcotô ( Caetité /Bahia) – Local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração: 58 minutos - 14 anos

Sinopse - A Cia de Artes Ôcotô, de Caetité, Bahia, apresenta o  mundo caótico que assiste às feridas alheias onde ser o centro das tensões se tornou amargo. Com mentes presas em névoas e corpos paralisados em lembranças, quem sobrou para ter empatia? É assim que Dopamina X mergulha na mente de cada um de seus personagens, revelando estes universos particulares e seus transtornos psicológicos, ocasionados por seus contextos sociais.


Dia 12 dez – Residência do Velho Chico - workshop/Curso “Corpo Zero – ministrante - Luis Alonso-Aude – local : Sala de Ensaio Boca de Brasa na Fundação Gregório de Matos – hora: 09h às 12h e 13h às 16h.

O que será? o curso realizará uma série de exercícios de treinamento para desenvolver uma energia específica vibracional denominada de corpo zero. E a partir daí desenvolver processos de pesquisa e processos artísticos.


Dia 13 dez - intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – “Corpo,  Fragmentos e “Criação, com Renata Berenstein, Grupo Cia Ôcotô e Fernanda Colaço - FilteBahia e Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba – local : Teatro Gregório de Matos – hora : 16h – duração : 120 minutos -  livre.

O que será? Nessa mesa, o Grupo Cia Ôcotô compartilha a experiência de criação do espetáculo Dopamina X, a partir da sua pesquisa sobre o corpo, emoções e os processos de saúde-doença, debatendo com a encenadora Renata Berenstein e o grupo Os Insênicos, sobre os atravessamentos destas questões na produção estética.


Dia 13 dez – espetáculo Dopamina X - Grupo Cia Ôcotô ( Caetité /Bahia) – Local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração: 58 minutos - 14 anos

Dia 13 dez – espetáculo Fragmentos de uma Mulher de Teatro – Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz (Rio Grande do Sul) – local : Sala do Coro do TCA – hora : 20h – duração : 45 minutos - 16 anos

Sinopse. Partindo da personagem Ofélia, de um dos textos mais contundentes da dramaturgia contemporânea, Hamlet Machine de Heiner Müller - marcante na trajetória da atriz Tânia Farias -, a performance traz ao centro da arena a vociferação contra a engrenagem de violências às quais mulheres são continuamente submetidas. Trazer mulheres na boca, evocá-las, dizer seus nomes, contar suas histórias é a motivação central dessa ação ainda em construção. As mulheres que cruzam o caminho da atriz estarão compondo o texto manifesto que abraça a performance de Tânia Farias. Vozes como a de Violeta Parra, Gioconda Belli e da própria atriz, que ousa contar detalhadamente sua história pessoal de violência sofrida e intercruzar com outra real, a de Magó, bailarina barbaramente violentada e assassinada em 2020, ao qual a atriz presta homenagem. Um ato político contra a violência de gênero.


Dia 13 dez – Workshop/Curso “Acciones Inconclusas” – ministrante Andrea Garcia-Huidobro – local : local : Sala de Ensaio Boca de Brasa na Fundação Gregório de Matos – hora: 09h às 12h e 13h às 16h.

O que será? A escritura cênica é resultado também de um processo de construção da cena a partir dos próprios corpos implicados nela. corpos manifesto na construção de uma dramaturgia cênica.


Dia 14 dez - intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – Imersão como Pesquisa: Pluralidade em Expansão Fluida com Ciane Fernandes - FilteBahia e Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba – Local : Praia do Porto da Barra – hora : 16h – duração : 120 minutos -  livre.

O que será? A partir da Somática e da Abordagem Somático-Performativa, a vivência propõe a expansão da corporeidade e suas pluralidades na imensidão marítima,  criando um ambiente onde a prática artística corporalizada gera o reconhecimento, valorização e redescoberta de sabedorias sensíveis e relacionais como modos de conhecimento relevante na contemporaneidade.


Dia 14 dez – espetáculo A Comida - Lauro de Freitas (Bahia) – local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 16h e 19h – duração :50 minutos - 12 anos

Sinopse - O que representa A Comida? Sustento, cultura, ancestralidade, afeto, prazer ou medo? Depende do seu lugar. Depende de quem come e como come. Sintam-se convidados a refletir com uma irreverente, contraditória e fantástica personagem que está no topo da cadeia alimentar e preocupada com a possível extinção do seu alimento, expõe a nossa relação com a comida questionando a crueldade com os animais, uso de agrotóxicos, monoculturas, desperdício, fome e exalta ancestralidade, cultura e o prazer da comida e seus temperos. Tudo isso construído com muita música, poesia, partituras físicas e vocais, mas não se preocupem venham sem medo um animal saciado não oferece perigo.


Dia 14 dez – espetáculo “Carranca. Da Proa do Barco para o Palco - (teatro de rua)- Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) – local: Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração: 60 minutos - livre

Sinopse - A Cia Mistura de Teatro, de Ibotirama, Bahia, apresenta um trabalho que surge nas praças, ruas e feiras das cidades que povoam as margens do Rio São Francisco. Um vendedor, Zé das Carrancas, figura pitoresca, animado, ser engraçado, cantando e declamando seus versos e rimas, traz em seu corpo e alma a magia da escultura da carranca, com todos os seus significados e história. Em homenagem a todos carranqueiros do São Francisco, o ator vem fortalecer este ofício de carranqueiro. Além de defender e lutar pelas culturas populares cultuadas nas margens deste rio, o personagem e o ator tem como foco sensibilizar o ribeirinho. Aí, Zé das Carrancas decide se transformar em Carranca para defender o Velho Chico.


Dia 14 dez – intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – “Cosmovisão de um Povo Originário (Corpo Arte Vida – A Arte de Viver), com Wakay Fulkaxó - FilteBahia e Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba – local: Teatro Martim Gonçalves – hora: 16h – duração: 90 minutos -  livre

O que será? A cosmovisão do povo Fulkaxó trabalha com a ideia de integralidade, com esse pensamento eles conseguem integrar corpo, arte e vida. 


Dia 14 dez – espetáculo A Oração – Grupo Cia Buffa de Teatro (Salvador/Bahia) – local: Sala do Coro do TCA – hora : 20h – duração : 90 minutos - 16 anos

Sinopse - Neste espetáculo, o foco está na máscara de Bufão, fundamentado no carnaval e carnavalização, comportando um DNA Imaginal pulsantes nos princípios corporal e vital de Backthin, na ancestralidade festiva de Erico José Souza de Oliveira, no sistema de imagem de Rabelais, no Fundo Comum dos Sonhos de Bachelard e Fundo Poético Comum de Lecoq e todas as linguagens que se encontram no discurso bufonesco. Um mergulho da pesquisatriz no universo do Bufão, o qual antecede às máscaras dell’arte e do clown, através de uma poética carnavalesca e alegórica criada a partir do imaginário popular brasileiro, de poesias de Augusto dos Anjos e cartas de Antonin Artaud.


Dia 14 dez – Workshop/Curso “Matucana100 - m100 Complexo Cultural” -  ministrantes Cristoval Gumucio e Hugo Navarro - local : Sala de Ensaio Boca de Brasa na Fundação Gregório de Matos – hora: 09h às 12h e 13h às 16h.

O que será? Compartilhamento de processos de produção e logística de um Centro Cultural Internacional chileno localizado em Santiago de Chile, onde interagem todas as manifestações artísticas e processos de criação virtuais.


Dia 15 dez – performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) - local : Foyer do Teatro Gregório de Matos – hora: 18h30 – duração: 15 minutos – livre.

Sinopse - Os Ossos da Casa de Minha Mãe, é uma performance da Cia. de Teatro Mistura com encenação de Rafaella Tuxá e atuação de Vania Nogueira. Uma experiência que entrega uma trajetória feminina com início meio e encontro consigo mesma. A cena narra o itinerário natural de uma mulher que reflete muitas outras mulheres em si e para si, se espelhando na natureza e suas nuances. Ligações com o natural falam em silêncio e denunciam em corpo. A performer imprime imagens em cor e transborda signos de memória.


Dia 15 dez – espetáculo Libertad 1209 – Grupo Centro Cultural Matucana 100 - m100 (Chile)- local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração : 50 minutos - 15 anos

Sinopse. Uma mulher adulta, de cinquenta anos, professora do ensino básico, em uma escola rural, ultrapassa os limites com um aluno de menor. Este acontecimento é evidenciado pela comunidade escolar em que trabalha e, em consequência, é suspensa das suas atividades docentes, ficando privada de se aproximar da comunidade estudantil, enquanto se realiza uma investigação sumária sobre os fatos e a sua pessoa.Dissociação de personalidade e histórias incoerentes sobre o que aconteceu, uma mulher que se questiona a si mesma com quatro vozes que representam quatro personalidades que transitam por ela, cheia de contradições e sofrimentos.


Dia 15 dez – espetáculo Solidão de Março - Grupo Ká entre Nós (Macaúbas / Bahia) -  local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 19h – duração: 40 minutos -  14 anos.

Sinopse - Monólogo que retrata a solidão de uma mulher durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia do corona vírus. Traz à tona suas emoções, sentimentos e impressões sobre a solidão que permeia a sua vida naquele período. Suas ações transitam entre sentimentos de desesperança e liberdade.Texto inspirado em diversas situações vividas durante o início do distanciamento social. O texto traz relações com a música de Tom Jobim “Águas de Março”, marcando o ritmo cênico e dramático do espetáculo.


Dia 15 dez – Assista três espetáculos em sequência - Acciones Inconclusas – Grupo Estúdios  Norte Grupo Centro Cultural Matucana 100 - m100 (Chile)- local : Sala do Coro do TCA – hora: 20h - 16 anos - espetáculo 1 - Soledad Escobar – duração : 35 minutos

Sinopse - Santiago de Chile, agosto de 2020. Soledad Escobar está há cinco meses fechada em seu apartamento. Soledad decide fazer um registro de si mesma. Uma gravação em vídeo que lhe ajude, no futuro, a lembrar quem ela era. Soledad teme desaparecer. A palavra Soledad (em espanhol) é definida como carência, tristeza ou melancolia pela ausência. Palavra que atravessa e impulsiona este trabalho, levando à cena este conceito/universo como discurso, como nome, como estado e como contexto. Soledad é uma força que nos leva, de fato, a tomar decisões e a reconfigurar a nossa identidade uma e outra vez.

Espetáculo 2 - Jeanette. A Cantora – duração : 40 minutos

Sinopse - Uma garçonete se oculta por trás da identidade de uma cantora romântica chamada Jeannette. A garçonete se enfrenta ao olhar de uma criança de dez anos que persegue ela pelo porto para saber se ela é a amante do seu pai. Uma verdade que é misturada com a dor de ser uma mulher em solidão aguardando um homem por trás da porta. A solidão individual, que hoje é universal, torce o cotidiano para  levantar um novo território que nos reúne em uma mesma vertigem. Não estamos mais sozinhas. Estamos de mãos dadas observando  a catástrofe. Não há mais uma sensação de descontinuidade. Estamos em comunhão.

Espetáculo 3 - Rata -  duração : 35 minutos

Sinopse. É a história de uma mulher que tem um enfrentamento direto com sua familia. Um relato vertiginoso que expõe suas perversões sexuais entrecruzando-as com a sua própria infância. Os textos aqui expostos são da própria seleção da atriz, expondo um corpo universo como parte fundamental da construção textual, friccionando a clausura e a solidão em um lugar de encontro de multiplicidades de autorias dramatúrgicas, contendo assim um espaço social de maior amplidão.


Dia 15 dez – Workshop/Aula Espetáculo “Energia e Expressividade” -  ministrante Rafael Magalhães - local : Sala de Ensaio Boca de Brasa na Fundação Gregório de Matos – hora: 09h às 12h e 13h às 16h.

O que será? O ator apresenta uma aula/espetáculo e após esta apresentação desenvolve um workshop baseado nas vivências realizadas na sua produção. o ator mostra o percurso e desenvolve posteriormente este percurso com os integrantes da residência.


Dia 16 dez – performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) - local : Foyer do Teatro Gregório de Matos – hora: 18h30 – duração: 15 minutos – livre.


Dia 16 dez – espetáculo Libertad 1209 – Grupo Centro Cultural Matucana 100 - m100 (Chile)- local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração : 50 minutos - 15 anos

Dia 16 dez – espetáculo Solidão de Março - Grupo Ká entre Nós (Macaúbas / Bahia) -  local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 19h – duração: 40 minutos -  14 anos.


Dia 16 dez – Assista três espetáculos em sequência - Acciones Inconclusas – Grupo Estúdios  Norte Grupo Centro Cultural Matucana 100 - m100 (Chile)- local : Sala do Coro do TCA – hora: 20h - 16 anos - espetáculo 1 - Soledad Escobar – duração : 35 minutos

Espetáculo 2 - Jeanette. A Cantora – duração : 40 minutos

Espetáculo 3 - Rata -  duração : 35 minutos


Dia 17 dez – intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – “Pesquisa-Criação em Artes do Corpo: Reflexões Compartilhadas”, com Christine Greiner - FilteBahia e Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba – local: Teatro Martim Gonçalves – hora: 16h – duração: 90 minutos -  livre

Sobre - O que Paul Preciado tem em comum com o monge Dôgen? Como António Damásio e Fernand Deligny tecem estratégias aracnianas para ativar movimentos insurgentes no corpo? De Artaud aos novos ativistas do movimento crip, a proposta é ziguezaguear por culturas e tempos diversos apresentando pistas que confirmam como toda pesquisa implica em criação, sem separar teoria de prática, mente de corpo e a constituição de subjetividades das ações políticas.

Christine Greiner - Christine Greiner é professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais; e no curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo. Desde 1998, tem realizado estágios de pesquisa e atuado como professora visitante em universidades no Japão, nos Estados Unidos e na França, com apoio da Fundação Japão, do Centro Nichibunken e Capes/Fullbright, entre outras agências. É autora de diversos livros e artigos sobre cultura japonesa, arte contemporânea e estudos do corpo. Compartilha com a professora Helena Katz, a concepção da teoria corpomídia. Desde os anos 2000, participa como curadora de projetos com Ricardo Muniz Fernandes e Hideki Matsuka, e colabora com artistas das artes visuais, da performance e da dança.


Dia 17 dez – espetáculo – Cachiá – Grupo Cia Teatrando (Barreiras/Bahia)-   local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 16h – duração: 50 minutos -  14 anos.

Sinopse - Espetáculo Solo da atriz Klessia Rillen, do grupo Teatrando de Barreiras, Bahia Inspirada em fatos reais, Klessia apresenta a história de uma mulher, moradora de rua, preta e cega, que tem como moradia uma frondosa Pitombeira. Apesar dessa trágica condição, relata com humor,os desafios enfrentados cotidianamente e há anos  passa os dias no mesmo ponto, tocando gaita e coletando moedas em sua latinha de estimação. O  grande conflito dessa inusitada personagem, é a luta por sua moradia, a emblemática pitombeira, uma vez que uma grande construtora, compra o terreno para construir um condomínio de luxo.


Dia 17 dez – espetáculo A Casa dos A-Voz. Meu Alpendre de Poesia – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) - local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 19h – duração: 40 minutos -  14 anos.

Sinopse - O ator e escritor Ananias Serranegra, de Ibotirama, Bahia, traz um recital com o nome Casa dos A-voz, sendo poesia de alpendre, das conversas e vivências, dos cigarros do avô aos ouvidos e sensibilidades de um neto, ator e poeta. No produto artístico são declamados poemas que compõem o livro de mesmo nome e o conjunto de mais três poemas que não estão inseridos na obra literária. O espetáculo revisita a infância de Serranegra no sertão da Bahia e os atravessamentos de sua sexualidade, dita dissidente. O silenciar e esconder-se em casa, abandonando as tradições. É um gesto pequeno e delicado, uma homenagem ao avô, à comunidade. Uma forma simples de dizer “eu te amo”.


Dia 17 dez – espetáculo Banho de Sol – Grupo Zula Cia de Teatro (Belo Horizonte) – local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração : 120 minutos - 14 anos.

Sinopse. Ao longo de um ano, quatro professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol. Esta obra é sobre este encontro. Um convite ao público a lançar um olhar para janelas que foram abertas através da arte, fazendo com que a realidade destas mulheres em privação de liberdade ecoe para além daqueles muros.A intenção primeira de Banho de Sol é dividir com o público, por meio das memórias das artistas/professoras, o processo de transformação que elas vivenciaram dentro do Complexo, trazendo à tona os preconceitos, julgamentos, a crise do sistema prisional, o poder humanizador da arte, o poder do afeto, a opressão e o abandono das mulheres em privação de liberdade.


Dia 18 dez – intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – “Arte como Possibilidade Expressiva de Corpos em Situação de Cárcere”, com Meran Vargens e Zula Cia de Teatro – FilteBahia e Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba – local: Teatro Martim Gonçalves – hora: 16h – duração: 90 minutos -  livre


Dia 18 dez – espetáculo – Cachiá – Grupo Cia Teatrando (Barreiras/Bahia)-   local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 16h – duração: 50 minutos -  14 anos.


Dia 18 dez – espetáculo Banho de Sol – Grupo Zula Cia de Teatro (Belo Horizonte) – local : Teatro Gregório de Matos – hora : 19h – duração : 120 minutos - 14 anos.

Dia 18 dez – espetáculo A Casa dos A-Voz. Meu Alpendre de Poesia – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) - local : Sala Nilda Spencer (na Fundação Gregório de Matos, do lado do Centro Cultural Barroquinha) – hora : 19h – duração: 40 minutos -  14 anos.


NO INTERIOR


Dia 09 dez – espetáculo Carranca. Da Proa do Barco para o Palco – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama/Bahia) – local : Praça do Coreto em Ibotirama – hora :19h – duração : 40 minutos - 14 anos

Sinopse. A Cia Mistura de Teatro, de Ibotirama, Bahia, apresenta um trabalho que surge nas praças, ruas e feiras das cidades que povoam as margens do Rio São Francisco. Um vendedor, Zé das Carrancas, figura pitoresca, animado, ser engraçado, cantando e declamando seus versos e rimas, traz em seu corpo e alma a magia da escultura da carranca, com todos os seus significados e história. Em homenagem a todos carranqueiros do São Francisco, o ator vem fortalecer este ofício de carranqueiro. Além de defender e lutar pelas culturas populares cultuadas nas margens deste rio, o personagem e o ator tem como foco sensibilizar o ribeirinho. Aí, Zé das Carrancas decide se transformar em Carranca para defender o Velho Chico.


Dia 09 dez – espetáculo Dona Lixonilda – Grupo Centro de Estudos e Pesquisa em Arte & Cultura-CEPAC – local : Ponto de Cultura CEPAC (Luiz Eduardo Magalhães / Bahia) – hora :19h – duração : 40 minutos - 14 anos.

Sinopse - Dona Chica e sua turma (Mel, Antanilda e Mabu) têm a importante missão de impedir que o reino de Dona Lixonilda e seu comparsa Bubônico invada as cidades e os campos sujando todo o ambiente. Vindos do subterrâneo, do perigoso Reino de Sujisnópolis, os vilões querem contaminar a cidade transformando-a em um povoado de seu reino, onde impera a máxima do quanto mais sujo, melhor.Em uma aventura repleta de revelações, será que Dona Chica e sua turma conseguirão derrubar os planos imundos destes inimigos da saúde pública e da preservação? Ou será que precisarão de uma ajudinha?