Cultura

NOVEMBRO NEGRO É CELEBRADO COM AÇÕES QUE RESSALTAM A MEMÓRIA NEGRA

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Arquivo Público e o Centro de Memória da Bahia realizam atividades durante todo mês
Marcelo Ricardo , Salvador | 31/10/2022 às 18:16
Margareth Menezes
Foto: Divulgação

No mês em que se celebra a participação do povo negro na história do país, atividades diversas homenageiam a memória e a cultura de matriz africana. Em atenção à agenda, a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) reserva no seu quadro mensal uma programação voltada na formação do contexto baiano. 

Abrindo a programação, a FPC participa da 10ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece de 3 a 6 de novembro, em Cachoeira. A programação celebra os 60 anos da cantora Margareth Menezes, que estará presente no Violão e a Palavra. Além de campanha de distribuição de livro, atividade infantil da Biblioteca de Extensão (BIBEX), com a presença da cantora mirim Lilica Rocha.    

No dia 8 de novembro, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), lança o livro 220 Anos da Revolta dos Búzios. O projeto é resultado da emenda parlamentar que além do livro, também proporcionou a realização do Colóquio Revolta dos Búzios, em março deste ano. 

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), no dia 9 deste mês, às 17h, recebe o artista plástico Samuel Cruz com a exposição projeto “Notícias do Òrun”,  que traz um aspecto inovador na representação sagrada das entidades feitas com papel de jornal. A exposição tem o intuito de promover a cultura e religiosidade de matriz africana. 

O Centro de Memória da Bahia (CMB) inicia o ciclo de Diálogo com Estudantes, que acontece nos dias 9, 16, 23 e 30, às 15h. Pós-graduandos de história apresentam suas pesquisas com o  propósito de fortalecer a relação com estudantes, difundir e incentivar os jovens para a carreira acadêmica. 

SEBP - O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) reforça a programação, com atividades em diversas unidades. Na BCEB no dia 18, acontece o Sarau Literário Ouro Negro em homenagem a Solano Trindade. Em reconhecimento a contribuição literária do poeta pernambucano, também conhecido como o primeiro rapper negro da poesia brasileira.  

No dia 25 de novembro, ocorre a palestra Indentidade Negra Desafios do protagonismo do jovem negro no ambiente escolar, na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT). Encerrando a programação, na BCEB, ocorre a 3ª edição do Encontro Internacional da Associação Brasileiro de Estudos Africanos (ABEAFRICA), que busca o diálogo intercultural no encontro entre os estudos do continente africano e da diáspora, entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro. 

Serviço 

Programação Novembro Negro da FPC

QUANDO: 3 de novembro a 2 de dezembro 

ONDE: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) e Centro de Memória da Bahia (CMB)

GRATUITO