Os membros da Academia de Ciências da Bahia (ACB) acabam de eleger sua nova diretoria para o mandato de três anos. O médico e pesquisador Manoel Barral-Netto é o novo presidente da entidade, substituindo o professor e cientista Jailson Bittencourt de Andrade. Para o cargo de vice-presidente, ocupado por Manoel Barral-Netto, foi eleita a escritora e professora Evelina Hoisel, ex-presidente da Academia de Letras da Bahia. A posse do presidente, vice-presidente e de toda a diretoria e conselho fiscal acontece na segunda-feira, dia 19 de setembro, às 9h, em cerimônia fechada, no Salão Lazareto, da Fapesb, em São Lázaro, Salvador.
Integram a diretoria eleita os membros titulares Suani Pinho, Zelinda Leão, Robert Vehrine (Área Independente), Sérgio Ferreira (Exatas, Agrárias e da Terra), Alexandre Schiavetti (Vida), Nadia Fialho (Filosofia e Ciências Humanas), Nidia Lubisco (Sociais Aplicadas) e Paulo Costa Lima (Artes). O Conselho Fiscal permanece com os mesmos ocupantes (Olival Freire Júnior, Tânia Fisher, Wilson Lopes), sendo que o novo suplente eleito agora foi o acadêmico Roberto Andrade.
Manoel Barral-Netto
O médico e pesquisador Manoel Barral-Netto é formado pela Faculdade de Medicina da Bahia -UFBA, 1976, com Doutorado em Patologia Humana em 1988. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Bahia). Sua principal atividade de pesquisa é na área de imuno-regulação de doenças parasitárias (principalmente leishmanioses e malária) e em vacinas e vacinação.
Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Foi Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq (2003 a 2006) e Diretor de Cooperação Institucional do CNPq de março de 2011 a maio de 2013. Foi Diretor do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) de 2013 a janeiro de 2017 e Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz em 2017 e 2018.
Academia
A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010 pelo professor e ex-governador baiano Roberto Figueira Santos, em Salvador, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.