Cultura

IGHB COMEMORA OS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM CONCERTO

IGHB comemora os 200 anos da Independência do Brasil com concerto musical e seminário
IGHB , Salvador | 02/09/2022 às 20:20
IGHB comemora os 200 anos da Independência do Brasil com concerto
Foto: Divulgação

Para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover dois encontros. No primeiro, nesta segunda, 5 de setembro, às 17h, haverá um Concerto Lítero-Musical, a ser interpretado pela desembargadora Gardênia Duarte, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, acompanhada pela orquestra da Polícia Militar da Bahia.


Os cânticos heróicos - os Hinos do Brasil, da Bahia e do Senhor do Bonfim - serão precedidos de uma exposição sobre suas origens e seus autores, respectivamente, pelo Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, Comandante do Segundo Distrito Naval, do General Marcelo Guedon, Comandante da 6ª Região Militar e do Padre Edson Menezes, Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.


Com o apoio da Câmara Municipal do Salvador – de 6 a 9 de setembro – acontece a 22ª edição da Semana da Memória Musical, com extensa programação de cunho educacional, cultural e artístico. Participam historiadores, organistas, regentes, compositores, representantes legislativos, eclesiásticos consulares, gestores, estudiosos e especialistas em patrimônio. O ensejo das comemorações alusivas aos 200 anos da Independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna servem de inspiração, como importantes vetores de desenvolvimento de intercâmbios nacionais e internacionais.


Trata-se de um movimento de revitalização da prática musical mais antiga do país e a adesão de instituições culturais, consulares, patrimoniais e eclesiásticas ao vem fortalecendo ainda mais a iniciativa da Câmara Municipal de Salvador, que instituiu através da Lei 8.681/15, o Dia Municipal dos Organistas como data de referência histórica, para ser comemorada anualmente, em 9 de setembro.


Na tarde do dia 6, às 14h, na sede do IGHB, estarão reunidos os especialistas Antonietta d'Aguiar Nunes e Marcos Roberto de Santana (IGHB), Thais Rabelo (UFSE), Milena Luísa Tavares (FGM), Antônio Roberto Pelegrino Filho (IPAC), Édson Miranda Borges (IPHAN). Eles falarão, respectivamente, sobre: D. Pedro Fernandes Sardinha e instalação da Sé da Bahia, Organistas da Bahia [1559-2022], Arte organística em Sergipe, Dossiê da arte organística em Salvador, Laudo etnográfico da arte organística na Bahia, Ação protetiva da arte organística como bem cultural brasileiro.


No dia 8, às 14h, haverá uma visita guiada à Igreja da Ajuda, sob a condução do de Frederico Vilas Boas, representante da Irmandade de Bom Jesus dos Passos e Vera Cruz, seguida de apresentação musical, com o organista Marcos Roberto de Santana.


No dia 9, também na Igreja da Ajuda, às 12h30, uma celebração de Ação de Graças pelo Dia Municipal dos Organistas, com a participação do Coral Renascer, acompanhado pela organista titular Angélica Torres Casé. O evento terá encerramento às 15h, na Câmara Municipal, com a mensagem de congratulação aos organistas pela Vereadora Isabela Sousa e participação do Coral da Polícia Militar da Bahia, sob a regência do Tenente Josué Santana da Paz e do Coral da Câmara Municipal de Salvador, sob a regência do maestro Carlos Veiga Filho.

Os encontros serão transmitidos pelo canal do IGHB no youtube/ighbba. O Instituto está localizado à Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade. Mais informações no site www.ighb.org.br


SAIBA MAIS:


Sede do primeiro arcebispado das américas, a cidade do Salvador enquanto Primeira Capital do Brasil guarda em sua trajetória de 473 anos, traços imorredouros da colonização portuguesa. Sobrevivem ainda no século XXI, algumas particularidades históricas como extensão de um continuum social, cultural e religioso. Em Alvará Régio datado de 9 de setembro de 1559, seria criado na Sé da Bahia o Ofício de Organista, uma das mais prestigiosas funções eclesiásticas, que tem como Patrono D. Pedro Fernandes Sardinha, Primeiro Bispo do Brasil. Também é motivo de orgulho para os soteropolitanos a titularidade intransferível de Berço da Arte Organística no Brasil.


SERVIÇO

200 anos da Independência do Brasil

5 de setembro, às 17h – Concerto Lítero-Musical

6 de setembro, às 14h – Seminário no IGHB

8 de setembro, às 14h – Visita Guiada à Igreja da Ajuda

9 de setembro, às 12h30 – Celebração na Igreja da Ajuda, pelo Dia Municipal dos Organistas

9 de setembro, às 15h – Na Câmara Municipal - mensagem de congratulação aos organistas pela Vereadora Isabela Sousa e participação do Coral da Polícia Militar da Bahia, sob a regência do Tenente Josué Santana da Paz e do Coral da Câmara Municipal de Salvador, sob a regência do maestro Carlos Veiga Filho.