Acreditando, fomentando e realizando projetos e ações para a construção da plena cidadania de jovens estudantes negras e negros há 30 anos, o Instituto Steve Biko promove mais uma ação comemorativa, em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador, no dia 12 de setembro, das 17h30 às 20h30.
"A Biko realinhou o meu destino. Sou grata!", ressalta Carla Akotirene, Doutora em estudos de Gênero Mulheres e Feminismo que é, também, estudante egressa do Pré-Biko, o pré-vestibular social do Instituto, pioneiro no país na preparação de jovens negras e negros para o ingresso no Ensino Superior. Carla está entre as personalidades homenageadas, e além dela, sob o tema “Educação Antirracista – O legado do Movimento Negro para a Educação Brasileira”, estarão também presentes, a Doutora em Educação e palestrante da noite, Eliane Cavalleiro; a também Doutora em Educação e referência na luta contra o racismo no Brasil, Ana Célia Silva; o ativista, escritor e doutorando em Educação, George Oliveira; o ator, humorista e arte-educador Sulivan Bispo; a jornalista, atriz, digital influencer e palestrante Maíra Azevedo (Tia Má); o cantor e compositor Dão Black; e o consultor e empreendedor, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, Paulo Rogério.
O Instituto Steve Biko completa 30 anos em 2022, com milhares de estudantes negras e negros já beneficiados, e número superior à duas mil aprovações nas Universidades. Ao ampliar projetos, parcerias e possibilidades de alcance na promoção da educação para valorização político-social da população negra, as comemorações às suas três décadas de fundação e trajetória, incluem ainda a preparação para o lançamento da Faculdade Steve Biko, que será a primeira instituição superior na Bahia voltada para uma educação pautada no antirracismo, inclusão e diversidade, e que já está com quase 80% das obras concluídas, com lançamento previsto até 2024.
Entre as novas parcerias, destaca-se um acordo inédito com o IFBA, que possibilita aos estudantes da Biko a utilização de laboratórios do Instituto Federal da Bahia, enquanto os estudantes do IFBA ganham, em contrapartida, maiores diálogos com a pedagogia dos Quilombos Educacionais, com a incorporação, em suas agendas curriculares, da disciplina de
Cidadania e Consciência Negra (CCN), carro-chefe do Instituto Steve Biko.
Entre os projetos em expansão, destacamos o programa Oguntec, que tem como propósito fomentar o ingresso de jovens negros e negras em carreiras científicas e tecnológicas, com vistas à redução da vulnerabilidade socioeconômica desse segmento no âmbito da atual sociedade tecnológica, ganhando protagonismo com a utilização de podcasts em suas metodologias educativas.
A série de podcasts do Instituto Steve Biko, intitulada “ComCiência Negra”, lançada em 2021 trazendo nomes de grandes cientistas negras e negros da história brasileira e mundial, ganha nova temporada nos próximos meses. Vale ressaltar que todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto Steve Biko seguem a mesma base de concepção político pedagógica, onde todas as ações afirmativas nascem a partir dos recortes sociais que atingem os corpos negros, seja do ponto de vista socioeconômico ou da falta de acesso a direitos básicos, como educação de qualidade.
"Costumo dizer que estar na Biko foi um divisor de águas na minha vida, porque quando entrei estava passando por um problema familiar, e a Biko foi o lugar que, para além do aprendizado, me deu acolhimento. Foi naquele momento que eu me reconheci enquanto uma mulher negra, entendi o que era o racismo, o que era o processo de desigualdade. E foi na Biko que percebi a importância do estudo como instrumento de transformação social em minha vida e na vida de todos”, pontua a historiadora e advogada Caliane Nunes, estudante egressa da Instituto e educadora no programa de Cidadania e Consciência Negra (CCN).
O encontro na Plenária da Câmara Municipal de Salvador terá ainda a presença de outros e outras professoras, professores e estudantes egressos da Biko e da composição discente e docente atual dos projetos e da Turma Nkosinati Biko, nomeada em homenagem ao filho do líder sul-africano Bantu Steve Biko, além de ativistas do Movimento Negro, e público geral. A composição de público da Plenária dar-se-á pela capacidade máxima de lotação, observando se as necessidades especiais de ventilação necessária ao cenário pandêmico ainda sob estado de atenção.