É uma igreja construída no século XVIII sob a guarda dos beneditinos
Tasso Franco , Paris |
21/07/2022 às 05:09
Templo imenso no coração de Marrais e de Paris
Foto: BJÁ
O Marais (pronuncia-se Marré) é um bairro sempre supreendente em Paris por sua diversidade em cultura, pelo ambiente descontraido (diz-se ser o quadrilátero mais LGBT da ville), ruas estreitas que lembram a idade média, edifícios modernos e hotéis de luxo, construções antigas, lojas de moda masculina especialmente na Rue Turrene, bistrôs em cada canto e assim por diante.
É um bairro - diria - alegria e turístico, o preferido (creio) dos estrangeiros onde estão, também, o Centre Georges Pompidou e o Museu Pablo Picasso.
No coração do bairro de Marais, na esquina da Rue St. Claude e Turenne encontra-se o segundo mosteiro dos Beneditinos do Santíssimo Sacramento, erguido no século XVIII.
Trata-se da Igreja de Saint-Denys-du-Saint-Sacrement a qual recebeu esse nome em memória do primeiro bispo de Paris , Saint Denys (Dionísio em latim ), e em memória dos Beneditinos do Santíssimo Sacramento que ali se estabeleceram no período da contra-reforma católica.
Há, ainda, em Paris, a Basílica de Saint Denys em outro bairro na Rue de la Légion, um templo gótico do século XII, bem mais visitada do que a do Santissimo Sacaramento.
A Saint-Denys-du-Saint-Sacrament se situa no antigo domínio do Marechal de Turenne, militar emblemático da França. Ele foi enterrado primeiro, por ordem de Luís XIV, na basílica de Saint-Denys, mas durante a Revolução seu túmulo, como todos os outros, foi profanado, seu corpo exposto no Jardin des Plantes.
Descoberto por Napoleão foi transportado para Invalides. O nome de Santo-Sacramento se deve ao que motivou a conversão do Marechal ao catolicismo: o Santíssimo Sacramento.
QUEM FOI ESTE MARECHAL
Henrique de La Tour de Auvérnia, visconde de Turenne (1611/1675), foi um nobre e militar francês nomeado marechal de França em 1643. Ficou conhecido sob o nome de Turenne e éconsiderado um dos melhores generais de Luís XIII e Luís XIV. Inicialmente protestante, converteu-se ao catolicismo durante o reinado de Luís XIV, sob a influência de Bossuet.
Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), comandou, em favor da França, o exército mercenário dos weimarianos e tomou parte nas "jornadas de Friburgo" e na Segunda Batalha de Nordlingen. Tem uma extensa biografia de participações em guerras.
A IGREJA
Saint-Denys-du-Saint-Sacrament foi classificado como monumento histórico por decreto de28 de fevereiro de 2014. Quando a visitamos no último mês de julho/2022 estava com poucos fieis e alguns turistas. O templo é imenso com colunas majestosas no estilo romana na sustentação de toda a estrtura da nave. (TF)
-