A festa nacional da França
Tasso Franco , Paris |
14/07/2022 às 12:45
Desfile militar em Paris
Foto: BJÁ
Milhares de franceses e turistas acompanharam o desfile do 14 de julho a partid as 19h, em Paris, na avenida Champs-Élysées e Praça da Concorde, com o presidente francês Emmanuel Macron. Na parada miliatar um gesto de solidariedade à Ucrânia, em guerra contra a Rússia,
Tropas de nove países do Leste Europeu, na maioria vizinhos da Rússia ou da Ucrânia, participaram da edição de 2022 do desfile. Representantes da Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária desfilaram suas bandeiras, abrindo a apresentação dos batalhões franceses.
Em seguida a aeronáutica apresentou o clássico show aéreo, colorindo os céus de Paris de azul, branco e vermelho, as cores da bandeira francesa, um dos espetáculos mais esperados pelo público que foi acompanhar o desfile no local. A apresentação aérea, da qual participam vários aviões europeus, contou pela primeira vez com um drone Reaper, equipamento utilizado no Sahel para localizar jihadistas.
Ao todo, cerca de 6.300 pessoas marcharam este ano, quase cinco mil delas a pé. O evento militar, que durou aproximadamente duas horas, mobilizou ainda 64 aviões, 25 helicópteros, 200 cavalos e 181 veículos motorizados.
O desfile culminou com o hino nacional francês, entoado pela cantora e atriz Candice Parise, vestida de branco com tons de vermelho e azul. Cerca de 125 mil agentes das forças policiais foram mobilizados em todo o país para garantir a segurança durante o feriado nacional. Algumas estações do metrô próximoa o desfile não funcionaram e o policiamento na Champs Elysée mesmo terminado o desfile seguiu intenso,