Cultura

CATEDRAL DE SÃO LUIS HOMENAGEIA O REI SANTO COM BANDEIRAS DOS INIMIGOS

Fica localizada no conjunto arquitetônico do Palácio Inválidos, Paris
Tasso Franco , Paris | 12/07/2022 às 06:04
A catedral que ostenta as bandeiras dos inimigos da França
Foto: BJÁ
      A capela do Hôtel des Invalides foi concebida para louvar Luis IX e acolher os pensionistas sendo, posteriormente, à categoria de catedral e sede do bispo dos Exércitos. De dentro do palácio tem-se uma visão da monumentalidade da construção e do seu altar mor, mas, para visitá-la o acesso se dá deixando o palácio e seguindo até a escadaria do Museu das Armas. Olhando-a da nave principal tem-se uma idéia do conjunto da obra, edifício criada por Jules Hardouin-Mansart. 

   O jovem arquiteto foi contratado para construir uma igreja dedicada ao rei  Luís IX, canonizado com o nome de São Luís e dedicada à Santíssima Trindade, o edifício de estilo clássico abriu suas portas aos pensionistas em 1679. Jules Hardouin-Mansart completou esta igreja dos soldados com a capela real ou cúpula, inaugurada por Luís XIV em agosto 1706. 

   O rei e os soldados podem assistir às mesmas missas, mas não entram pelas mesmas entradas. O monarca toma a rica entrada do Domo, enquanto os soldados passam pela porta que leva ao pátio principal. Esta dualidade da igreja foi reforçada com a construção do túmulo de Napoleão na Cúpula a partir de 1842, antes de se tornar definitiva após a instalação, em 1873, de uma cobertura de vidro entre as duas partes do 'edifício'.

  Sob a abóbada da igreja dos soldados aparecem bandeiras com várias efígies. São troféus de guerra , bandeiras que pertenceram aos inimigos da França ao longo da história.

  É sede do vicariato geral dos exército e catedral  da diocese dos exércitos franceses em 1986. Este local solene, marcado pela sua vocação religiosa, pelos 300 anos de história e pela proximidade do panteão militar, permite aos visitantes viver uma experiência aberta à eternidade. Hoje, as missas continuam a ser celebradas na Catedral de Saint-Louis, que também acolhe os concertos da Temporada Musical dos Invalides .

  Cada uma das fachadas é composta por duas ordens sobrepostas, sublinhadas por um pórtico encimado por um frontão triangular. A cúpula está colocada sobre um alto tambor, cujo segundo andar está ornado por altas janelas. É a este nível que o grande rigor clássico da arquitectura evolui sensivelmente: a parte baixa do tambor está rodeada por colunas geminadas cercadas por altas janelas com lintéis curvos. Estas colunas não estão dispostas regularmente nos pontos cardiais do edifício, uma vez que foram reagrupadas em grupos de dois por dois para assegurar a estabilidade da cúpula. 

   A cúpula em forma oval, rodeada por potes de fogo, está recoberta de ricos motivos dourados de troféus e perfurada com óculos. Por fim, é encimado por um lanternim que não renegaria Boromini. Trata-se de um pequeno pavilhão quadrado, com corte enviesado em relação à fachada, com ângulos decorados por colunas sobre as quais foram dispostas estátuas. O conjunto é por fim coroado por um obelisco afilado terminado por uma cruz.

  Hoje, muitas celebrações e eventos culturais são realizados nesta catedral.